IMC
Digite o seu peso e a sua altura no formulário abaixo para calcular o seu IMC.
RESULTADOS LOTERIAS CAIXA
LOTOFÁCIL MEGA SENA QUINA DUPLA SENA
jovex

Bocha: conheça esse jogo

SIGA @1NDICANET NO INSTAGRAM

Continuar lendo


Você sabe o que é Bocha?!

O jogo de Bocha é um jogo competitivo que pode ser jogado individualmente, em duplas ou em equipes. A partida é realizada com um conjunto de bolas de Bocha que consiste em seis bolas azuis, seis bolas vermelhas e uma bola branca, em uma quadra especialmente marcada de superfície plana e lisa. A sua finalidade principal é a mesma do Bocha convencional, ou seja, encostar o maior número de bolas na bola alvo (CAMPEÃO, 2006).
Para Vieira e Campeão (2012) a bocha é um atividade na qual indivíduos com grau de deficiência motora severa podem participar e desenvolver um elevado nível de habilidade motora. O jogo permite o uso das mãos, dos pés ou de instrumentos e auxílio para atletas com grande comprometimento nos membros superiores e inferiores.
No início era voltado apenas para pessoas com paralisia cerebral, com um severo grau de comprometimento motor (os quatro membros afetados e o uso de cadeira de rodas). Atualmente pessoas com outras deficiências também podem competir, desde que inseridas em classe específica e que apresentem também o mesmo grau de deficiência exigida e comprovada. Ex: Distrofia Muscular Progressiva, A.V. C., ou dano cerebral com função motora progressiva (CAMPEÃO, 2002).
O jogo requer planejamento, estratégia na tentativa de colocar o maior número de bolas próximas da bola-alvo, desenvolvendo e aumentando, entre outras funções, a capacidade viso-motora. O jogo pode ser facilmente adaptado para permitir que jogadores com limitação funcional usem dispositivos auxiliares, tais como rampas ou calhas e capacetes com ponteira (CAMPEÃO, 2006).

Histórico
Existem muitas versões quanto à origem do jogo tradicional. Mas a de maior referência é a de que seja uma adaptação para quadra fechada do jogo italiano de boliche em grama. Também praticado na Grécia Clássica, no início apenas como passatempo e que a aristocracia Italiana introduziu na Corte Florentina no século XVI (CAMPEÃO, 2002).
Encontram-se também referências que estabelece uma analogia com um jogo Francês (Pentaque) que começou a ser desenvolvido e praticado em 1910 no Balneário La Ciotat, próximo à Marselha (CAMPEÃO, 2002).
A bocha assume um caráter competitivo internacional em 1982, quando foi realizado o campeonato do mundo na Dinamarca, tornando-se modalidade paraolímpica em Nova Yorque em 1984, afirmando-se como o único desporto paraolímpico em que todas as provas são mistas, e o único desporto para as classes 1 e 2 da PC (VALENTE, 2005).
A partir de 1984 a modalidade entra num período de fértil desenvolvimento, visto que entre os jogos paraolímpicos de Seul (1988) e os de Barcelona (1992) ocorreu o primeiro ciclo de 4 anos com provas importantes, ou seja, Campeonatos Continentais, Campeonato do Mundo e Taça do Mundo (VALENTE, 2005).
No Brasil, o jogo de bocha ficou conhecido a partir de 1995, quando dois atletas, inscritos para o atletismo nos jogos Panamericanos de Mar Del Plata, aceitaram participar, de improviso, da competição de bocha, visando a aprendizagem para posterior implantação da modalidade. Eles obtiveram o 1º lugar em duas categorias (VIEIRA, CAMPEAO, 2012).
De acordo com Vieira e Campeão (2012) as competições seguem um calendário de campeonatos regionais, brasileiros e jogos abertos de fomento. As competições foram divididas em cinco regiões: Região Sul, Região Sudeste, Região Leste, Região Centro-Oeste e Região Nordeste. Os campeonatos são realizados nas modalidades individuais nas quadro classes: BC1, BC2, BC3 e BC4. Classificam-se os três primeiros de cada classe dos campeonatos regionais para participarem do campeonato brasileiro, nos eventos individuais, pares e equipes. A ANDE (Associação Nacional de Desporto para Deficientes) quem administra e organiza as competições oficiais da Bocha, tanto em nível nacional quanto internacional.
Sites para acesso:
Quem administra e organiza a Bocha no Brasil: http://www.ande.org.br/
Administração Internacional da Bocha: http://www.cpisra.org.za/
Site da Associação que Organiza a Bocha de Uberlândia: http://www.aparu.org.br/
Videos:
Atleta da APARU Uberlândia: http://www.youtube.com/watch?v=BPD-DBZyX8s
Brasileiro Bocha Uberlândia: http://www.youtube.com/watch?v=T4wC9IkCJCY
O que é a ANDE, Paralisia Cerebral- PC e Classificação Funcional: http://www.youtube.com/watch?v=7bNtvSH4Fcc
Fonte: Glênio Fernandes Leite 

Veja Mais




DONATION BITCOINS. THANKS
1M3yWP5jGxD25aNV5fH1pDSd3TH4Y7WPoU