IMC
Digite o seu peso e a sua altura no formulário abaixo para calcular o seu IMC.
RESULTADOS LOTERIAS CAIXA
LOTOFÁCIL MEGA SENA QUINA DUPLA SENA
jovex

Acusados do Massacre do Carandiru são levados a julgamento

SIGA @1NDICANET NO INSTAGRAM

Continuar lendo

Acusados do Massacre do Carandiru são levados a julgamento:

Demolição do Carandiru (Foto: Sérgio Andrade/Prefeitura de São Paulo/Agência Brasil)
Demolição do Carandiru (Foto: Sérgio Andrade/Prefeitura de São Paulo/Agência Brasil)

Começou nesta segunda-feira (8) o julgamento de 26 acusados pela morte de 111 detentos na Casa de Detenção do Carandiru. 2. O júri começou com cerca de duas horas e meia de atraso, no Fórum da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo. De acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), a demora ocorreu em razão de ajustes técnicos, tendo em vista que o processo pertence ao Fórum Regional de Santana.
O juiz designado para o caso é José Augusto Nardy Marzagão, da Vara do Júri de Santana.
Devido ao grande número de réus envolvidos, o julgamento será feito em etapas. A previsão é que a primeira dure entre uma e duas semanas. Na primeira fase, 26 réus serão julgados (seriam 28 policiais, mas dois deles já morreram), aos quais são imputadas 15 acusações de homicídio qualificado. Serão julgados, no total, 79 policiais militares.
Foram selecionados sete jurados, sendo cinco mulheres e dois homens. A advogada recusou um dos jurados, um homem. E os representantes do Ministério Público, promotores Fernando Pereira da Silva e Márcio Augusto Friggi de Carvalho, recusaram três.
O maior massacre do sistema penitenciário brasileiro ocorreu no dia 2 de outubro de 1992, quando 111 detentos foram mortos e 87 ficaram feridos durante a invasão policial para reprimir uma rebelião no Pavilhão 9 do Presídio do Carandiru (como ficou conhecida a Casa de Detenção), na capital paulista, já desativado. Três prédios do complexo foram demolidos para construção de um parque. Os outros vão abrigar centros educacionais.

>> Sangue e buracos de bala na cena do massacre
Os réus que estão sendo julgados são os policiais militares que entraram no segundo pavimento do presídio, onde foram mortos 15 detentos. Eles repondem por homicídio qualificado. Serão eles: Ronaldo Ribeiro dos Santos, Aércio Dornelas Santos, Wlandekis Antonio Candido Silva, Roberto Alberto da Silva, Antonio Luiz Aparecido Marangoni, Joel Cantilio Dias, Pedro Paulo de Oliveira Marques, Gervásio Pereira dos Santos Filho, Marcos Antonio de Medeiros, Paulo Estevão de Melo, Haroldo Wilson de Mello, Roberto Yoshio Yoshikado, Fernando Trindade, Salvador Sarnelli, Elder Tarabori, Antonio Mauro Scarpa, Marcelo José de Lira, Roberto do Carmo Filho, Zaqueu Teixeira, Osvaldo Papa, Sidnei Serafim dos Anjos, Eduardo Espósito, Maurício Marchese Rodrigues, Marcos Ricardo Poloniato, além dos dois faltosos.
O julgamento dos demais réus ainda não foi marcado, mas prevê-se que ainda haverá mais cinco ou seis blocos de julgamento. A expectativa é que novos julgamentos sejam marcados a cada três meses.

>> Os carcereiros do Carandiru
O processo é um dos maiores da Justiça de São Paulo, com 57 volumes de autos principais e mais de 90 apensos, além dos documentos de autos desmembrados, perfazendo um total de mais de 50 mil páginas.
AS

Veja Mais




DONATION BITCOINS. THANKS
1M3yWP5jGxD25aNV5fH1pDSd3TH4Y7WPoU