Continuar lendo
Terremoto deixa pelo menos 40 mortos no Irã e 5 no Paquistão:
Prédios são evacuados em Karachi, no Paquistão, após terremoto de magnitude 7.8 graus na escala Richter ter deixado pelo menos 40 mortos pelo país (Foto: AP Photo/Shakil Adil)
Pelo menos 40 pessoas morreram no terremoto que atingiu nesta terça-feira (16) o leste do Irã, de 7,8 graus na escala Richter, e que foi sentido em vários países vizinhos, como Paquistão, que registrou cinco mortes.
Segundo a agência iraniana "Fars", o terremoto teve seu epicentro a 18 quilômetros de profundidade. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS na sigla em inglês), o tremor ocorreu às 7h44 (no horário de Brasília), próximo à fronteira com o Paquistão e Afeganistão, a 83 quilômetros da cidade persa de Khash.
>> Fotos do dia - 16 de abril de 2013
Nos Emirados Árabes Unidos (EAU), houve dois tremores leves quase consecutivos em Al Sharja e outro mais intenso em Abu Dhabi. No Catar, onde um tremor durou muitos segundos, vários arranha-céus e outros imóveis de Doha foram evacuados por medida de segurança. No Bahrein, vários edifícios do distrito de Sif de Manama, o coração financeiro e comercial da capital, foram esvaziados. Algumas cidades do leste da Arábia Saudita também sofreram tremores leves, o que gerou pânico entre a população.
>> Mais notícias de mundo
No último dia 9 de abril, o Irã foi sacudido por outro terremoto de 6,1 graus na escala Richter,que sacudiu a província de Buhehr, no sul do país, deixando 37 mortos e cerca de mil feridos.
NT