Continuar lendo
Obama afirma que investigação continua: "Vamos esclarecer o que aconteceu":
O presidente Barack Obama se pronunciou após a prisão do segundo suspeito do atentado em Boston (Foto: Manuel Balce Ceneta/AP)
>>Comissário de polícia conta como suspeito de atentado foi encontrado
Em entrevista na Casa Branca, convocada após o fim da perseguição, Obama agradeceu a todos as forças policiais envolvidas e disse que "fosse qual fosse" o objetivo dos autores, "eles falharam, porque (os americanos) se negam a ser aterrorizados". "As famílias daqueles que morreram e os feridos merecem respostas", disse o presidente, que afirmou que a detenção desta noite encerra "um capítulo desta tragédia".
>>Mais notícias sobre o atentado em Boston
Obama aproveitou para pedir à população americana que não se precipite em julgar os estrangeiros que chegam ao país, em referência à origem tchetchena dos irmãos Tsarnaev . O presidente dos Estados Unidos defendeu a continuação do "espírito de diversidade" que caracteriza o país. "É importante que sigamos acolhendo as pessoas de todo o mundo. O espírito americano inclui manter-se fiel à diversidade que nos faz fortes. Temos de manter esse espírito", disse.
Obama também lembrou as vítimas da explosão na fábrica de fertilizantes em West, no Texas, e pediu aos americanos que não as esqueçam, apesar dos eventos ocorridos em Boston.
"Foi uma semana dura, mas mais uma vez vimos a personalidade do nosso país", afirmou.