Mais 1ndic@ções

Mangaba - Conheça esse fruto exótico

Mangaba - Conheça esse fruto exótico


Fruta Exótica - Mangaba - Hancornia speciosa

Ela vegeta esponteamente em regiões diversas do Brasil de onde é nativa, e pelos indios  é conhecida como tembiú-catu - "coisa boa de comer". É também conhecida na França como Caoutcouc de Pernambuc. Conheci essa deliciosa frutinha ainda na minha infância, pois sendo a  preferida de minha mãe,  vez por outra meu pai a  trazia  de  suas muitas viagens à Recife. Foi assim que conheci a Mangaba.

A mangabeira - Hancornia speciosa Muell - abunda nas regiões de cerrado brasileiro, que representava a 25% do nosso território, dando espaço agora aos famigerados pastos. Os estados da Paraiba, Bahia e Sergipe destacam-se como os maiores produtores. A planta alcança 5 a 6 metros de altura, e suas folhas são lanceoladas e suas flores - vão de setembro a novembro - são brancas  com cheiro suave. Do tronco , de casca rugosa e áspera,  e das folhas da mangabeira, extrai-se um látex usado na indústria. A madeira do tronco  é usada na fabricação de móveis e também para lenha.
flor e fruto da Mangaba, foto de
O fruto tem cêrca de 6 cm - são bagas colhidas ao chão  e ocorrem de setembro a março -  é muito viscoso quando verde, contendo um suco leitoso que quase embriaga e pode matar; a polpa é branca, fibrosa e recobre sementes cerca de 15 circulares. Quando maduro, o fruto tem casca amarelada com estrias vermelhas, é aromático, delicado, tem ótimo sabor mesmo sendo ainda um pouco viscoso. Sua polpa  é consumida ao natural ou é utilizada para o preparo de geléias, doces em calda, compotas, sorvetes, sucos, refrescos, picolés, licores, vinho e xaropes. É também preparada seca, como "passa" de mangaba.

A Mangaba tem ação digestiva e laxante. É fonte de protéinas, cálcio, fósforo, ferro, e vitaminas A, B e C. Na medicina caseira, o suco leitoso é usado para tratamento de tuberculose e úlceras.                                                             
A lenda da Mangaba


Conta a lenda que um índio muito corajoso chamado Diaí , lutou inúmeras vezes para defender a natureza e protegeu principalmente a seringueira que os homens brancos estavam destruindo.Numa dessas lutas foi ferido e morreu, sendo abençoado pela Lua.

Do seu coração brotou a mangabeira que se tornou uma árvore sagrada para os índios, dando frutos doces e polpudos, cujo leite se parece com o látex. Um dia uma jovem índia chamada Ytaciara estava desesperada para salvar Koara , seu grande amor, que estava para morrer. Uma velha índia ensinou Ytaciara a preparar um chá da folha da mangabeira para o seu amado. 
Ao tomar o chá, Koara sobreviveu e todos conheceram o poder de cura da planta.1
Fontes: 1 - http://www.humaita-am.com; Seagri; foto de Fernando Tatagiba
#Compartilhar

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo Indicador

INDIC@ DESDE 2008 - INDICANDO OS MELHORES CONTEÚDOS
Jovex Webdesigner
Hoje é

Marcadores

Traduzido Por: Mais Template - Designed Seo Blogger Templates