IMC
Digite o seu peso e a sua altura no formulário abaixo para calcular o seu IMC.
RESULTADOS LOTERIAS CAIXA
LOTOFÁCIL MEGA SENA QUINA DUPLA SENA
jovex

Retenção de Liquido

SIGA @1NDICANET NO INSTAGRAM

Continuar lendo


O Que é Retenção de Líquido

A retenção de líquidos é o acúmulo excessivo e anormal de água entre as células do organismo que posteriormente é eliminada pela urina. Por meio desse acúmulo, uma pessoa pode adquirir aproximadamente 2 kg durante um só dia. Existem casos em que a retenção de líquidos ocorre em períodos nos quais há alterações metabólicas como na TPM, na menstruação e na gravidez e casos em que ela ocorre por fatores internos que necessitam de auxílio médico, medicação e dieta para que haja sua eliminação.


Como Detectar a Retenção de Líquido?


Diferenciar inchaço de gordura é simples e não requer nenhum conhecimento. A retenção ocorre quando a água sai das células, dos vasos e vai para a periferia, em baixo da pele. O sintoma é visível e se reflete no corpo todo. Basta uma simples pressão dos dedos contra o osso da perna para ver a formação de uma marquinha (cacifo). Se ele aparece, é sinal de retenção. Marcas da costura das roupas na pele também revelam excesso de líquidos. A água pesa e pode fazer uma pequena diferença na balança, mas isso não é permanente. Um quilo a mais na época da menstruação é normal.
Além da questão hormonal, o excesso de sal na alimentação, ou consumo de alimentos industrializados – como sopas e caldos prontos – exigem mais água para serem absorvidos, e podem provocar o acúmulo de líquidos no organismo. No verão, o processo também tende a ser mais freqüente.
Em casos relacionados aos fatores internos desconhecidos, a retenção de líquidos pode ser um sintoma de problemas como insuficiência vascular, hipotireoidismo, hipertensão arterial, mau funcionamento dos rins, fígado e coração, processos inflamatórios, deficiência na circulação sanguínea, grande concentração de sódio no organismo e alterações hormonais e emocionais.


Sintomas 

A retenção de líquidos provoca a sensação de inchaço e ganho de peso, sem motivo aparente, já que não há acúmulo de gordura. Muito comum entre as mulheres, principalmente no período pré-menstrual, ela faz com que ocorra um aumento das mamas e da barriga. O incômodo costuma passar logo após a menstruação, mas nem sempre isso acontece. “O inchaço também pode ser por problemas hormonais, renais, hipertensão e má alimentação.



Combate à Retenção de Liquido


Para amenizar a retenção de líquidos é necessário praticar exercícios físicos, alimentar-se de alimentos naturais, utilizar pouca quantidade de sal, aumentar a ingestão de líquidos, diminuir a utilização de sapatos altos e apertados. Fazer ingestão de alho, cebola, abóbora, tomate, couve e rúcula favorecem a circulação sanguínea, diminuindo assim a retenção hídrica. A salsa abundante em vitaminas e minerais auxilia na digestão de alimentos mais pesados e também é diurética. O potássio, presente na banana, combate, de igual modo, a retenção de líquidos.
 
- Alguns alimentos são diuréticos e auxiliam na eliminação de líquidos como melancia, melão, abacaxi, berinjela, suco de limão, morango, agrião, beterraba, cenoura, escarola, repolho, pepino e broto de feijão. O excesso de açúcar assim como o de sal são os piores fatores para a retenção de líquidos, evitar bebidas que desidratam como: café, álcool. Não ficar muito tempo na mesma posição, nem de pé, nem sentado.   

Texto: 
Deane Franco - (Nutricionista CRN1 - 8053)

Referências:
www.brasilescola.com ›  

Veja Mais




DONATION BITCOINS. THANKS
1M3yWP5jGxD25aNV5fH1pDSd3TH4Y7WPoU