IMC
Digite o seu peso e a sua altura no formulário abaixo para calcular o seu IMC.
RESULTADOS LOTERIAS CAIXA
LOTOFÁCIL MEGA SENA QUINA DUPLA SENA
jovex

Tomadas e Interruptores - Planejamento

SIGA @1NDICANET NO INSTAGRAM

Continuar lendo

Planejamento

Tomadas e interruptores

Veja como a corrente instalada determina o diâmetro dos plugues de tomada. Saiba, ainda, como optar por interruptores simples ou paralelos

Reportagem: Isis Nóbile Diniz
Edição 59 - Maio/2013
 
Foto: Marcelo Scandaroli
O padrão de tomada determinado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o bipolar com aterramento (2P+T), é fabricado com capacidade para 10 A ou 20 A. Dentre os interruptores, por sua vez, há os simples - com acionamento a partir de apenas um ponto - e os paralelos, que permitem acionar a luz a partir de múltiplos pontos. Em ambos os casos, é o uso que determina qual modelo usar.
Para tomadas, o fator determinante é a potência dos aparelhos a serem conectados. Aquelas com plugues com diâmetro de 4 mm atendem a aparelhos que demandam até 10 A - a maioria dos equipamentos domésticos. Já as com plugues com 4,8 mm de diâmetro são usadas para aparelhos que consomem mais energia - até 20 A, como secadores de cabelo e aquecedores de ar. Nesse caso, não apenas o plugue, mas toda a instalação elétrica deve ter sido dimensionada para tal finalidade.
Observar a diferença entre os plugues proporciona mais segurança e também economia, pois apenas alguns pontos precisam receber fiações, disjuntores e tomadas com maior capacidade de corrente. O terceiro furo das tomadas é destinado ao fio terra.
Normas técnicas e diretrizesTrabalhos em instalações elétricas devem seguir as orientações da NBR 5.410 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão. Instalações de plugues e tomadas até 20 A/250 V em corrente alternada devem ser feitas de acordo com a NBR 14.136:2012 - Plugues e Tomadas para Uso Doméstico e Análogo até 20 A/250 V em Corrente Alternada. Interruptores, plugues e tomadas são certificados compulsoriamente. Logo, todos os produtos à venda precisam contar com o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Amperagem O dimensionamento das tomadas depende da potência - corrente nominal - dos aparelhos que serão instalados. Até 10 A (televisores, aparelhos de DVD, entre outros): 4 mm. A partir de 10 A e até 20 A (secadores de cabelo, ferro de passar roupa, aquecedores de ambiente, entre outros): 4,8 mm.
Interruptor simples x paraleloInterruptores simples controlam um ou mais pontos de iluminação por meio de apenas um botão. Neles, o fio fase conecta-se a um borne. Do outro borne sai o fio que se liga à lâmpada. O fio neutro da rede deve ser conduzido direto à lâmpada. Já o interruptor paralelo permite comandar um ou mais pontos de iluminação a partir de interruptores diferentes. Ou seja, é possível acender a luz num ponto e apagar em outro, por exemplo.
Foto: Marcelo Scandaroli
Fixação A escolha por espelhos para tomadas ou interruptores com ou sem parafusos aparentes não é técnica, mas estética e financeira. Espelhos com parafusos aparentes costumam ser mais econômicos.
Por motivos de segurança, o mais recomendável é que os conduítes sejam sempre de PVC. Conduítes de metal devem, portanto, ser substituídos. Quanto aos bornes, há os que permitem fixar o fio por encaixe e os que exigem parafusos. Estes costumam ser mais eficientes quando há mais de um fio no mesmo borne. Já bornes por encaixe podem reduzir o tempo de montagem.

Veja Mais




DONATION BITCOINS. THANKS
1M3yWP5jGxD25aNV5fH1pDSd3TH4Y7WPoU