IMC
Digite o seu peso e a sua altura no formulário abaixo para calcular o seu IMC.
RESULTADOS LOTERIAS CAIXA
LOTOFÁCIL MEGA SENA QUINA DUPLA SENA
jovex

Pode acontecer Tsunami no Oceano Atlântico?

SIGA @1NDICANET NO INSTAGRAM

Continuar lendo


Vulcão pode provocar tsunami nos EUA e Brasil, dizem cientistas


placas_tectonicas


As placas tectônicas existentes e suas direções de deslocamento
 

http://eco4u.files.wordpress.com/2009/09/tsunamis-ou-mares-da-morte.jpg?w=426&h=356

Fonte: UOL

Por Daniel Flynn

MADRI (Reuters) - Uma onda de 50 metros de altura atingindo o litoral atlântico dos Estados Unidos e destruindo tudo no seu caminho --não se trata de um filme de Hollywood, mas de uma sombria previsão de cientistas britânicos e norte-americanos, que também incluem o Brasil na lista de possíveis lugares atingidos.

Enquanto a comunidade internacional tenta ajudar as vítimas do devastador maremoto de dezembro no sul da Ásia, os especialistas alertam que a erupção de um vulcão nas ilhas Canárias (que pertencem à Espanha e ficam no litoral norte da África) pode provocar a maior tsumami já registrada.

Segundo um polêmico estudo desses cientistas, uma explosão no vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, pode lançar um pedaço de rocha do tamanho de uma ilha dentro do Atlântico, a uma velocidade de até 350 quilômetros por hora.

Mas muitos cientistas dizem que o risco de uma megatsunami provocada por tal erupção está sendo exagerado.

Nesse estudo, a energia liberada pela erupção seria equivalente ao consumo de eletricidade nos Estados Unidos durante seis meses. As ondas sísmicas se deslocariam pelo Atlântico na velocidade de um avião a jato.

A devastação nos Estados Unidos provocaria prejuízos de trilhões de dólares e ameaçaria dezenas de milhões de pessoas. Espanha, Portugal, Grã-Bretanha, França, Brasil, Caribe e África Ocidental também poderiam ser atingidos pelas ondas gigantes.

"Isso pode ocorrer na próxima erupção, que pode acontecer no próximo ano, ou pode levar dez erupções", disse Bill McGuire, do Centro de Pesquisas Benfield Hazard, da Grã-Bretanha.

O Cumbre Vieja, que teve sua última explosão em 1971, normalmente tem erupções em intervalos de 20 a 200 anos.

"Simplesmente não sabemos quando vai acontecer, mas há alguém preparado para assumir o risco depois dos incidentes do Oceano Índico?", disse McGuire, propondo a criação de um programa para monitorar a atividade sísmica na encosta do vulcão.

"Precisamos fazer com que as pessoas saiam antes do colapso em si. Uma vez que o colapso tenha acontecido, o Caribe teria nove horas, e os EUA de 6 a 12 horas, para retirar dezenas de milhões de pessoas."

Mas outros especialistas vêem exageros na previsão sobre o Cumbre Vieja ou sobre o vulcão havaiano de Kilauea.

A Sociedade Tsunami, que reúne especialistas de vários países, diz que essas teorias só servem para assustar as pessoas. O grupo argumenta que o Cumbre Vieja não explodiria em uma única rocha e que a onda criada seria muito menor.

"Estamos falando de milhares de anos no futuro. Qualquer coisa pode acontecer. Um asteróide também poderia cair na Terra", disse George Pararas-Carayannis, fundador da Sociedade Tsunami.

Muitos especialistas acham que as tsunamis provocadas por deslizamentos abruptos duram menos do que aquelas geradas por terremotos fortes, como o de 26 de dezembro.

Charles Mader, editor de uma revista do Hazards sobre tsunamis, prevê que mesmo um enorme deslizamento em La Palma provocaria ondas de apenas um metro de altura nos EUA.

De qualquer forma, especialistas avaliam que a ameaça das tsunamis estava subestimada antes da tragédia asiática, que matou mais de 150 mil pessoas. "Não seria surpresa para mim se amanhã víssemos outra tsunami como essa," disse Pararas-Carayannis, apontando para as falhas geológicas de Portugal, de Porto Rico e do Peru como riscos possíveis.

Para McGuire, um sistema de alerta no Índico teria evitado completamente as mortes em Sri Lanka e na Índia, já que na maioria dos casos a população precisava se deslocar apenas um quilômetro para ficar a salvo.

Na opinião dele, o risco das tsunamis para a Terra só é inferior ao do aquecimento global. "Com as costas fortemente ocupadas agora, particularmente nos países em desenvolvimento, as tsunamis são um grande problema porque, ao contrário dos terremotos, transmitem a morte e a destruição através de oceanos inteiros."

 Mais no Google
  1. é possivel ter um tsunami em terras brasileiras ou mesmo nas ...

     - 17:16

    17 jul. 2006 ... Qualquer coisa pode acontecer. Um asteróide também poderia cair na .... as áreas do mundo podem ocorrer tsunamis, mas no Oceano Atlântico é ...
    br.answers.yahoo.com/question/index?qid... - Em cache - Similares
    Onde é que avera um próximo Tsunami?‎ - 9 respostas - 5 jun. 2009
    O Brasil corre risco de sofrer tsunami?‎ - 16 respostas - 29 fev. 2008
    O litoral brasileiro pode ter uma tsunami?‎ - 2 respostas - 24 nov. 2007
    Tsunami no Brasil. É verdade?‎ - 14 respostas - 31 jul. 2006
  2. Apologia Judaica: Pode acontecer um Tsunami no Brasil?


    Pode acontecer um Tsunami no Brasil? ..... a tsunami que, por sua vez, viajaria até cidades importantes às margens do Oceano Atlântico. ... Coisas que acontecem lá no Atlântico Norte não podem afetar de forma significativa o litoral do ...
    apologiajudaica.blogspot.com/2010/03/tsunami.html - Em cache
  3. Tsuname de 100 metros ameaça o Brasil | Pra Geral - Diversão e ...


    26 abr. 2010 ... Dizem as más línguas, que um Tsunami pode chegar ao Brasil sem que dê tempo sequer ... ele trata no vídeo de algo que realmente pode acontecer, ... um volume de 500 milhões de toneladas) se derramará no Oceano Atlântico. ...
    prageral.com/tsunami-de-100-metros-ameaca-o-brasil/ - Em cache
  4. TSUNAMI


    O flanco oeste do vulcão Cumbre Vieja deslizará no Oceano Atlântico. ... Apesar do cenário sinistro que pode acontecer com a queda do Cumbre Vieja, ...
    www.anjodeluz.net/tsunami/tsunami.htm - Em cache
  5. TSUNAMI NO BRASIL [urgente] - edit - Fórum · Habbid


    11 postagens - 6 autores - Última postagem: 14 nov. 2010
    No norte isso não pode acontecer pq não estamos perto do oceano atlantico, isso só pode acontecer no nordeste, suldeste e sul. ...
    www.habbid.com.br/forum/tsunami-no-brasil...edit/.../5 - Em cache
  6. Tsunami – Wikipédia, a enciclopédia livre


    Um tsunami pode ocorrer em qualquer estado de maré e até mesmo na maré baixa ainda pode inundar .... [editar] 26 de Dezembro 2004: tsunami do Oceano Índico ...
    pt.wikipedia.org/wiki/Tsunami - Em cache - Similares
  7. Tsunami pode acontecer no Brasil, dizem os cientistas ...

     - 17:18

    20 postagens - 15 autores - Última postagem: 28 mar. 2006
    Autor: Assunto: OFF-TOPIC: Tsunami pode acontecer no Brasil, dizem os ..... Inclusive se não me engano o oceano atlantico já é dotado de um ...
    www.fortaleza.net/forum/xmb/viewthread.php?... - Em cache - Similares
  8. Terremoto atinge costa do Japão, gera tsunami e - Gazetaweb.com ...


    11 mar. 2011 ... O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, agência americana, emitiu um alerta para vários países na costa do Oceano Atlântico, ...
    gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=226674
  9. Estudo alerta para risco de tsunami na costa do Mediterrâneo


    23 jun. 2009 ... “Isso pode ocorrer na próxima erupção, que pode acontecer no próximo ano, ... para assumir o risco depois dos incidentes do Oceano Índico? ...
    fimdostempos.net/estudo-tsunami-costa-mediterraneo.html - Em cache
  10. Tsunami : Estudo revela que onda de 50 metros pode atingir o ...


    4 out. 2009... velocidade de aproximadamente 500 km por hora por todo o Oceano Atlântico. .... Ainda que remota essa possibilidade, ela pode acontecer um dia, ... Esse Tsunami pode atingir inclusive boa parte do Amazonas e Pará, ...
    soltandooverbo.com.br › Brasil - Em cache - Similares

Veja Mais




DONATION BITCOINS. THANKS
1M3yWP5jGxD25aNV5fH1pDSd3TH4Y7WPoU