IMC
Digite o seu peso e a sua altura no formulário abaixo para calcular o seu IMC.
RESULTADOS LOTERIAS CAIXA
LOTOFÁCIL MEGA SENA QUINA DUPLA SENA
jovex

Dicas de Regras Gramaticais

SIGA @1NDICANET NO INSTAGRAM

Continuar lendo

Atualize-se!

É comum surgir equívocos no uso dos pronomes pessoais, principalmente os do caso oblíquo. Contudo, uma dica importante fará com que não haja mais dúvidas a respeito desse assunto:
De acordo com a norma culta, após as preposições emprega-se a forma oblíqua dos pronomes pessoais. Veja:
1. Isso fica entre eu e ela. (Errado)
1. Isso fica entre mim e ela. (Certo) ou
2. Isso fica entre mim e ti.
Os pronomes do caso oblíquo exercem função de complemento, enquanto os pronomes pessoais do caso reto, de sujeito. Observe:
1. Ela olhou para mim com olhos amorosos (olhou para quem? Complemento: mim.).
2. Por favor, traga minha roupa para eu passar (quem irá praticar a ação de passar? Sujeito: eu.).
Vejamos a pergunta que dá título ao texto: Entre eu e você ou entre mim e você? Depois da explicação acima, constatamos que existe uma preposição: entre. Então, o correto é “Entre mim e você”, pois após a preposição usa-se pronome pessoal do caso oblíquo.
Da mesma forma será com as demais preposições: para mim e você, para mim e ti, sobre mim e ele, entre mim e ela, contra mim, por mim, etc. Veja:
a) Ele trouxe bolo para mim e para ti.
b) Ninguém está contra mim.
c) Você pode fazer isso por mim?
d) Sobre mim e você há uma nuvem de muitas bênçãos.
Agora, observe:
Preciso dos ingredientes para mim fazer o bolo. (Errado)
Existe a preposição “para”, no entanto, o pronome “mim” está exercendo o papel de sujeito da segunda oração: para mim fazer o bolo. Logo, o emprego do pronome oblíquo está equivocado. O certo seria:
Preciso dos ingredientes para eu fazer o bolo. (Certo)
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola
Veja mais!
Por que / Por quê / Porque ou Porquê? - Saiba de forma rápida e simples como e quando usar os porquês!

Mais no Google sobre Regras Gramaticais

  1. Regras gramaticais da língua portuguesa – Wikipédia, a ...

    As regras gramaticais contidas na gramática normativa determinam a escrita correta das palavras. O conjunto das regras que estabelecem a grafia correta das ...
    pt.wikipedia.org/.../Regras_gramaticais_da_língua_portuguesa - Em cache - Similares
  2. Novas regras de Ortografia e Gramática – Reforma Ortográfica 2009

    23 dez. 2008 ... O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 2009 foi elaborado para uniformizar a grafia das palavras dos países lusófonos, ou seja, ...
    www.connectionworld.org/novas-regras-de-ortografia-e-gramatica-reforma-ortografica-2009/ - Em cache - Similares
  3. Língua Portuguesa - Gramática, Ortografia, Literatura

    Regras gramaticais,. conjugações,. estilística... Ortografia. Tire dúvidas sobre a grafia e. a pronúncia de certas palavras. Corrija textos on-line. ...
    web.educom.pt/pr1305/lp.htm - Em cache
  4. Regras Gramaticais - Word - Microsoft Office

    Mostrar tudo Ocultar tudo Concordância Nominal O conteúdo deste tópico pode não se aplicar a alguns idiomas. Verifica a concordância de número (singular e ...
    office.microsoft.com/.../regras-gramaticais-HP005190125.aspx - Em cache
  5. Gramática

    Regras gerais de concordância · Colocação dos elementos da proposição · Expressões de realce · Vocabulário · Componentes FLiP ...
    www.flip.pt › FLiP On-lineGramática - Em cache - Similares
  6. [PDF]

    As Regras Gramaticais para a Decodificação UNL-Português no ...

    Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat
    de RT Martins - 1998 - Citado por 4 - Artigos relacionados
    Este relatório descreve o conjunto de regras gramaticais para a .... Nesta versão de especificação das regras gramaticais para o DeCoL 1.0, atribuímos a ...
    www.dc.ufscar.br/~lucia/TechRep/NILCTR981-RMartinsetAl.pdf - Similares
  7. Novas RegrasCrônica para novas regras gramaticais.

    Uma professora de português pediu à amiga escritora que criasse um conto ou crônica utilizando as novas regras ortogr.
    www.slideshare.net/.../45438-94485-novas-regrascrnica-para-novas-regras-gramaticais-presentation - Estados Unidos - Em cache - Similares
  8. novas regras gramaticais

    22 jun. 2009 ... novas regras gramaticais. apostila de gramatica. | outros. GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA. Saiba o que mudou na ortogra a brasileira ...
    www.ebah.com.br/novas-regras-gramaticais-pdf-a15715.html - Em cache - Similares
  9. Dicas e Regras de Ingles

    Dicas e Regras de Ingles *. Dicas e Regras gramaticais de ingles. .... Dicas e Regras de Ingles · ↑ Grab this Headline Animator ...
    dicasingles.blogspot.com/ - Em cache - Similares
  10. Vídeos para Regras Gramaticais

    novas regras gramaticais da língua portuguesa
    6 min - 12 jan. 2009
    Vídeo enviado por llsanches

    youtube.com
    novas regras gramaticais da língua portuguesa
    6 min - 12 jan. 2009
    dailymotion.com

 

Veja Mais




DONATION BITCOINS. THANKS
1M3yWP5jGxD25aNV5fH1pDSd3TH4Y7WPoU