IMC
Digite o seu peso e a sua altura no formulário abaixo para calcular o seu IMC.
RESULTADOS LOTERIAS CAIXA
LOTOFÁCIL MEGA SENA QUINA DUPLA SENA
jovex

Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco

SIGA @1NDICANET NO INSTAGRAM

Continuar lendo

Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco:

O PAPA Bergoglio acena à multidão. Conhecido pela simplicidade, o papa fez sua primeira aparição de batina branca, sem púrpuras (Foto: AP)
O PAPA

Bergoglio acena à multidão. Conhecido pela simplicidade, o papa fez sua primeira aparição de batina branca, sem púrpuras (Foto: AP)
>>Trecho da reportagem especial de capa de ÉPOCA desta semana


A cena se repete em Roma há séculos, mas nunca deixa de comover. No começo da noite da quarta-feira (13), a fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina anunciou ao mundo, em alta definição, que a Igreja Católica tem um novo papa. Ouviu-se um “Oh...” entre os fiéis que esperavam e rezavam pacientemente sob a chuva fina que marca o fim do inverno romano. Os sinos de bronze da Basílica de São Pedro repicaram para confirmar a boa-nova. Meia hora depois, o cardeal Jean-Louis Tauran apareceu na varanda da Basílica, drapejada de veludo vermelho, para dar o aviso solene: “Habemus papam!”. O anúncio do nome, mesmo em latim, não deixou dúvidas sobre o escolhido: “Eminentissimum ac Reverendissimum Dominum, Dominum Georgium Marium Sanctae Romanae Ecclesiae Cardinalem Bergoglio.

capa - Edição 773 (Foto: AP)

Se o mundo católico festejou, a Argentina exultou. Aconteceu o que por muito tempo parecia impensável: assumiu o papado, com o nome de Francisco, o jesuíta e ex-arcebispo de Buenos Aires Jorge Mario Bergoglio, descendente de imigrantes piemonteses – um cardeal conhecido em seu país pela simplicidade, que usava o transporte público em vez de carro oficial. Para surpresa e decepção da torcida brasileira, o arcebispo de Buenos Aires entrou no conclave como cardeal e saiu papa – e o de São Paulo, Dom Odilo Scherer, entrou como papa e saiu cardeal. Na verdade, o nome de Bergoglio foi citado nas primeiras listas de papabili, tão logo Bento XVI renunciou. Bergoglio teve um bom contingente de votos na disputa anterior, em 2005, contra o cardeal Joseph Ratzinger, desde sempre o grande favorito. Desta vez, até pela idade, 76 anos, acabou considerado precipitadamente fora da disputa.
Na véspera do conclave, Dom Odilo Scherer, de 63 anos, parecia o candidato mais forte. A Igreja, que abandonara a tradição de papas italianos 35 anos atrás e teve até um papa vindo da Polônia comunista, estava pronta para finalmente ter um papa de fora da Europa, quem sabe da América Latina, até há pouco o continente-modelo da expansão do catolicismo, que abriga hoje 42% dos fiéis. Os atributos positivos de Dom Odilo eram alardeados na ciranda dos vaticanistas em Roma. Pastor da Arquidiocese de São Paulo, a terceira maior do mundo, com 6,5 milhões de fiéis, ele é também um fino teólogo e bom administrador. Não tem receio de usar sua autoridade, diziam uns. Habituado ao contato com os pobres de uma megalópole, tem o vigor e o entusiasmo para levar a mensagem do evangelho onde for necessário, diziam outros. Conhece a Cúria Romana, porque trabalhou sete anos na Congregação para os Bispos, e faz parte da comissão de cardeais que supervisiona o banco do Vaticano – e, por isso, poderia ajudar a pôr ordem na casa, afirmavam ainda. O que era dito correspondia a uma impecável lista de atributos positivos que se reconhecem no respeitado arcebispo de São Paulo. E, sem outros grandes favoritos num conclave difícil, Dom Odilo parecia na reta final um papabile irresistível. Depois de apenas um dia e meio de conclave e cinco votações, o novo papa realmente acabou saindo da América Latina. Só que de Buenos Aires, não de São Paulo.

ÉPOCA Quiz: Curiosidades sobre o papa Francisco 
Papa Francisco: um latino-americano para aproximar a Igreja dos fiéis
Mais notícias sobre a Sucessão no Vaticano

A candidatura de Dom Odilo começou a perder fôlego na véspera do conclave, numa das últimas congregações gerais, assembleias em que os cardeais debatiam livremente os assuntos da Igreja. Na manhã da terça-feira, horas antes de as portas da Capela Sistina se fecharem para o início da votação, os cardeais podiam ler na primeira página do La Repubblica, o mais respeitado diário italiano, a reconstrução da inábil defesa da Cúria Romana, a poderosa burocracia do Vaticano, feita por Dom Odilo. Marco Ansaldo, editor de Vaticano do jornal La Repubblica, disse que alguns prelados ouvidos pelo jornal consideraram a fala de Dom Odilo corajosa, como é de seu estilo, mas “impróvida”, o suficiente para detonar suas chances poucas horas antes do início do conclave.


Na antevéspera do conclave, “o candidato da Cúria Odilo Scherer” já virara um bordão nos principais jornais e blogs italianos. Todos comentavam sua aliança com o cardeal Tarcisio Bertone, ex-secretário de Estado de Bento XVI que se tornou seu desafeto depois do escândalo conhecido como Vatileaks – e contra quem se opunha o principal rival de Dom Odilo no conclave, o cardeal de Milão, Angelo Scola. Maldosamente, alguns jornalistas reproduziam incidentes menores para arranhar sua imagem. Na missa de domingo na igreja de Sant’Andrea al Quirinale, da qual é titular, uma senhora que recebia a hóstia nos lábios das mãos de Dom Odilo deixou-a cair no chão. Dom Odilo abaixou-se e a pegou. Na homilia, na mesma missa, Dom Odilo, segundo alguns presentes ouvidos pelo La Repubblica, confundiu o quinto e o sétimo mandamentos. Se o fez, ninguém percebeu. No La Repubblica a notícia era que o cardeal brasileiro defensor da malfalada Cúria Romana também deixava cair no chão hóstias consagradas e confundia os Dez Mandamentos.
>>Continue lendo esta reportagem em ÉPOCA desta semana, que traz um especial com o perfil do papa Francisco, quem são os dois santos que inspiram seu nome, os desafios do novo pontífice, o que os católicos esperam dele, além das relações perigosas da Igreja argentina com os militares e a Teologia da Libertação.

Leia mais em ÉPOCA desta semana!
Você também encontra ÉPOCA na banca da Apple no seu iPad
ÉPOCA também pode ser lida nos tablets com sistema Android
Assinante: Você pode ler ÉPOCA digital de graça. Siga as instruções  

Veja Mais




DONATION BITCOINS. THANKS
1M3yWP5jGxD25aNV5fH1pDSd3TH4Y7WPoU