IMC
Digite o seu peso e a sua altura no formulário abaixo para calcular o seu IMC.
RESULTADOS LOTERIAS CAIXA
LOTOFÁCIL MEGA SENA QUINA DUPLA SENA
jovex

Bento XVI terá título de "papa emérito" e vestirá batina branca

SIGA @1NDICANET NO INSTAGRAM

Continuar lendo

Bento XVI terá título de "papa emérito" e vestirá batina branca:

Papa Bento XVI (Foto: Getty Images)
Papa Bento XVI (Foto: Getty Images)

Apesar da sua renúncia, a ser oficializada na próxima quinta-feira (28/02), o papa Bento XVI continuará a ser chamado de "Sua Santidade". O Vaticano informou nesta terça-feira (26/02), que o pontífice terá o título de "papa emérito" ou "pontífice romano emérito", usará a clássica batina branca, sem mantelete, e não calçará sapatos vermelhos, mas sim marrons.
A partir das 20h locais do dia 28 (16h de Brasília) , quando já não for mais papa, Bento XVI deixará de usar o Anel do Pescador, que simboliza o poder pontifício.O anel será destruído, assim como o selo de chumbo usado para carimbar documentos importantes, entre eles as bulas papais. A regra vaticana estabelece que o anel do papa deve ser destuído quando ele morre ou renuncia, como neste caso, para evitar qualquer eventual falsificação de documentos.
O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, afirmou que a decisão de como deve ser chamado Joseph Ratzinger foi tomada "principalmente" pelo próprio papa, após consultas com o cardeal camerlengo (que administra a Igreja durante a chamada Sé Vacante), Tarcisio Bertone, com a Secretaria de Estado e o colégio de cardeais que vai definir seu sucessor.

Lombardi informou ainda que no dia da renúncia, Bento XVI deixará o Palácio Pontifício do Vaticano, às 16h55 de Roma (12h55 de Brasília), acompanhado do Secretário de Estado, o cardeal Bertone. Ele irá ao heliporto do Vaticano, de onde viajará de helicóptero até Castelgandolfo, a 30 quilômetros ao sul de Roma.
No heliporto da Vila Pontifícia, Bento XVI será recebido pelas autoridades civis e religiosas locais e, por volta das 17h30 locais (13h30 de Brasília) irá ao pórtico da residência de verão dos pontífices para saudar os fiéis daquela diocese.
Este será o último ato público do papa. O único sinal visível que anunciará que Bento XVI já não é mais papa será dado às 20h locais, quando a Guarda Suíça que presta guarda na porta do palácio de Castelgandolfo concluirá seu serviço e deixará o local. A partir desse momento, a Guarda Suíça deixará de prestar serviço a Ratzinger, cuja segurança continuará garantida pela Gendarmaria Vaticana.
Lombardi informou também que no dia 1º de março, já em plena Sé Vacante - o período entre o falecimento ou renúncia de um papa até que seja eleito o sucessor -, o decano do Colégio Cardinalício, o cardeal Angelo Sodano, convocará os cardeais às reuniões preparatórias do conclave, cuja data será decidida nos próximos dias. O mais provável é que a primeira congregação de cardeais aconteça no dia 4, na semana seguinte.
Ontem, o papa publicou um "motu proprio" (normativa da Igreja Católica emitida pelo papa) admitindo a possibilidade de antecipação da escolha do seu sucessor, se todos os cardeais estiverem presentes no Vaticano.

Programação


Enquanto isso, Bento XVI manteve sua agenda habitual. Amanhã, o papa realizará a audiência pública das quartas-feiras, que será a última de seu pontificado e ocorrerá na Praça de São Pedro. O papa pronunciará a habitual catequese e realizará o tradicional percurso entre o público no papamóvel. A única novidade é que não haverá o beija-mão final (o reduzido grupo de cardeais, bispos e personalidades aos quais costuma saudar todas as quartas-feiras), já que, segundo Lombardi, todo mundo teria vontade de se despedir, e assim se evitam preferências.
Devem participar da audiência algumas personalidades políticas como o presidente da Eslováquia, Ivan Gasparovic, os capitães regentes de San Marino e o copríncipe de Andorra, Joan Enric Vives. Essas personalidades serão cumprimentadas depois, em particular, na sala Clementina do Palácio Apostólico.
Lombardi destacou que estas últimas horas de pontificado ocorrem em clima de preces e com missa de ação de graças pelo pontificado. O porta-voz também destacou que milhares de mensagens de todo o mundo têm sido enviadas ao papa, a quem os fiéis expressam sua gratidão e proximidade.

Veja Mais




DONATION BITCOINS. THANKS
1M3yWP5jGxD25aNV5fH1pDSd3TH4Y7WPoU