IMC
Digite o seu peso e a sua altura no formulário abaixo para calcular o seu IMC.
RESULTADOS LOTERIAS CAIXA
LOTOFÁCIL MEGA SENA QUINA DUPLA SENA
jovex

Abuso de açucar pode ser tão maléfico quanto o de álcool e cigarro

SIGA @1NDICANET NO INSTAGRAM

Continuar lendo

abuso-de-acucar-pode-ser-tao-malefico-quanto-o-de-alcool-e-cigarro:

Conteúdo da Página:
Quando nos referimos ao açúcar, geralmente estamos falando do açúcar comum de mesa, quimicamente chamado de sacarose, que é extraído da cana ou da beterraba. A sacarose, assim como a grande maioria dos carboidratos, é digerida no aparelho digestivo gerando a glicose, que é a fonte principal de energia do reino animal.




Em outras palavras, a glicose é vital para o ser humano. Alguns dos tecidos nobres – como todo o tecido nervoso e o próprio cérebro – dependem absolutamente da glicose para a sua nutrição. Sem a glicose o homem não sobrevive.


O endocrinologista do Einstein, Dr. Domingos Malerbi, explica que por ser um nutriente tão importante, existe um sistema muito complexo e bem regulado no organismo humano destinado a captar e digerir carboidratos. Ele os transforma em glicose, que será absorvida no tubo digestivo, transportada pela circulação, e regulada metabólica e hormonalmente entre vias de queima (para gerar energia) ou estoque (para ser usada em períodos de ausência de ingestão).


Assim, o açúcar, como qualquer outro carboidrato, é uma fonte de glicose. E, portanto, sujeito a todo o sistema de captação, absorção, metabolização, utilização e estoque, coordenados pelo cérebro.


Quando ingerimos açúcar em demasia, excede-se a capacidade de queima, o metabolismo é dirigido para o estoque do excedente, que se acumula sob a forma de gordura. Com isto, pode ocorrer a obesidade e suas consequências: diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, aumento de alguns tipos de câncer, problemas ortopédicos, problemas psíquicos.


O cérebro gera sensações de prazer quando ocorre a ingestão, ou a simples visão destes nutrientes, de modo a garantir a continuidade dos comportamentos que levam a sua captação. Esse mecanismo cerebral é passível de falhas de regulação, que levam aos vícios, e até aos comportamentos compulsivos.


Os mecanismos que conduzem ao alcoolismo, à obesidade mórbida, ao tabagismo, à adição e às drogas ilícitas, passam pelos mesmos caminhos cerebrais. É nesse ponto que o açúcar se torna o vilão, a partir do seu consumo excessivo. As indústrias do álcool, do tabaco, dos alimentos processados utilizam o artifício mercadológico do prazer para vender mais seus produtos, da mesma forma como acontece com os alimentos açucarados.


Sob este aspecto, a revista científica “Nature” publicou um artigo informando que o consumo de açúcar pode ser tão prejudicial quanto o abuso de álcool e cigarro. Para o Dr. Malerbi, “o controle da ingestão excessiva de açúcar é muito mais uma questão de educação da população, de oferecimento de alternativas e de controle mercadológico do que de taxação, limitação do comércio ou da idade mínima para o consumo”, uma vez que esses recursos não foram eficazes para impedir o alcoolismo, o tabagismo e o consumo de drogas.


O endocrinologista do Einstein aconselha substituir os açúcares refinados pelos naturais, como o das frutas e do leite. Já para os indivíduos com diabetes ou pré-diabetes, o melhor substituto seria a sucralose – adoçante indicado também até para fenilcetonúricos, gestantes e crianças.


Publicado em fevereiro/2012
Título: Abuso de açúcar pode ser tão maléfico quanto o de álcool e cigarro

Veja Mais




DONATION BITCOINS. THANKS
1M3yWP5jGxD25aNV5fH1pDSd3TH4Y7WPoU