IMC
Digite o seu peso e a sua altura no formulário abaixo para calcular o seu IMC.
RESULTADOS LOTERIAS CAIXA
LOTOFÁCIL MEGA SENA QUINA DUPLA SENA
jovex

Tudo sobre o Horário de Verão 2010 - Dia 17/10 origem, duração e economia de energia

SIGA @1NDICANET NO INSTAGRAM

Continuar lendo

Horário de verão

Fonte: R7

O horário de verão deste ano começa em 17 de outubro e vai até o dia 20 de fevereiro de 2011. Durante este período de 127 dias, os brasileiros das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste terão que adiantar o relógio em uma hora, seguindo a determinação do decreto presidencial número 6.558/2008.

De acordo com o governo federal, nas três regiões do país em que o horário de verão é aplicado, a demanda por energia elétrica diminui em cerca de 5%, já que a população consegue um aproveitamento extra da luz natural. Nos últimos dez anos, a redução média de demanda por energia no horário de maior consumo foi de 4,7%.

O horário de verão não é aplicado nas regiões Norte e Nordeste em virtude do ganho considerado pequeno, segundo dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

“Os fundamentos de aplicação da medida, entre os principais o aproveitamento da intensificação da luz natural ao longo do dia durante o verão, mostram que quanto mais próximo aos trópicos, tal aproveitamento é mais intensivo, e quando se afasta destes e se aproxima da linha do Equador, se reduz o aproveitamento, tendo em vista a menor intensificação da luz natural ao longo do dia, no verão. Devido à grande extensão territorial do nosso país, é possível aproveitar-se o efeito na parte que os benefícios são mais expressivos, e aplicar-se a medida apenas como complementação, quando necessário, nas regiões onde os benefícios são menos expressivos”, explica, por meio de nota, o Ministério de Minas e Energia.

No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão entre 1931 e 1932 pelo então presidente Getúlio Vargas e durou quase metade do ano. Atualmente, vários países fazem mudança no horário convencional para aproveitar melhor a luminosidade do verão.

Desde 2008, foram estabelecidas datas fixas para o início e término do horário de verão no país: a mudança ocorre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão é transferido para o domingo seguinte.

Arte horário de verão

 

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mapa do Horário de Verão.
██ Regiões em que é usado o Horário de Verão
██ Regiões em que o Horário de Verão já foi usado e posteriormente abolido
██ Regiões em que nunca foi usado o Horário de Verão

Horário de Verão é a alteração do horário de uma região, designado apenas durante uma porção do ano, adiantando-se em geral uma hora no fuso horário oficial local. O procedimento é adotado costumeiramente durante o verão, quando os dias são mais longos, em função da posição da Terra em relação ao Sol, daí o nome em português, espanhol, alemão e outras línguas. Em inglês, por exemplo, o termo "Daylight saving time" (Horário de economia com luz do dia, em tradução livre) enfatiza a função prática da operação, enquanto em italiano "Ora legale" (Hora legal), destaca o caráter artificial da medida.
A ideia de adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de sol foi lançada em 1784 pelo político e inventor americano Benjamin Franklin, numa época em que ainda não existia luz elétrica. Mas sua ideia não sensibilizou nem o governo do seu país, nem o da França, onde foi publicado um artigo seu sobre a possível economia em cera de vela gerada pelo adiantamento do relógio em uma hora no verão.[1] Mais tarde, em 1907, William Willett, da Sociedade Astronômica Real tentou persuadir, sem sucesso, a sociedade britânica a adotar a prática. O primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial.[2]
Críticos do horário de verão alegam que a medida afeta o chamado relógio biológico das pessoas, principalmente das mais velhas, com prejuízos à saúde.

Economia

O horário de verão contribui para reduzir o consumo de energia, mas a medida só funciona nas regiões distantes da linha do equador, porque nesta estação os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas. Porém nas regiões próximas ao equador, como a maior parte do Brasil, os dias e as noites têm duração igual ao longo do ano e a implantação do horário de verão nesses locais, traz muito pouco ou nenhum proveito. Contudo, seu maior efeito é diluir o horário de pico, evitando assim uma sobrecarga do sistema energético. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), "O Horário de Verão tem como objetivo principal a redução da demanda máxima do Sistema Interligado Nacional no período de ponta. Isso é possível, pelo fato da parcela de carga referente à iluminação ser acionada mais tarde, que normalmente o seria, motivada pelo adiantamento do horário brasileiro em 1 hora. O efeito provocado é de não haver a coincidência da entrada da iluminação, com o consumo existente ao longo do dia do comércio e da indústria, cujo montante se reduz após as 18 horas.[3]"

Horário de Verão no Brasil

No Brasil, o horário de verão foi adotado pela primeira vez em 1 de outubro de 1931, através do decreto 20.466, abrangendo todo o território nacional. Houve vários períodos em que este horário não foi adotado.[4]
Desde 1985 o horário de verão é adotado anualmente, nesse período a abrangência, inicialmente nacional, foi reduzida sucessivas vezes até que em 2003 atingiu a atual.
Atualmente, o horário de verão é adotado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Desde 2008, o início é no terceiro domingo de outubro, e o final no terceiro domingo de fevereiro, exceto quando este coincide com o carnaval, sendo então o horário prorrogado em uma semana.[5] Até 2007 a duração e a abrangência geográfica do horário de verão eram definidas anualmente por decreto da Presidência da República. É designado pela sigla BRST (Brazilian Summer Time), e equivale a GMT -02:00.

Horário de verão em Portugal

O horário de verão em Portugal é adoptado desde 1916, sendo que desde então não houve horário de verão em quatorze anos. O período de vigência foi bastante variado até 1997, quando o Parlamento Europeu uniformizou o horário de verão na Europa.
Atualmente, o horário de verão em Portugal verifica-se a partir do último domingo de março até ao último domingo de outubro e corresponde ao Horário de Verão da Europa Ocidental.

Informações adicionais




  • Nos estados brasileiros onde não vigora o horário de verão, os impactos que as pessoas sentem são na programação das emissoras de televisão e nas agências bancárias, onde o horário de funcionamento em muitos locais é antecipado em uma hora, para compatibilizar com o horário de Brasília. No entanto, algumas afiliadas ou emissoras próprias das redes de televisões (localizadas no Norte, Noroeste, Nordeste e Oeste), geralmente afiliadas às grandes Redes SBT, Record, Bandeirantes, preferem atrasar a programação nacional em uma hora para garantir a programação local no horário normal. Porém, as atrações classificadas para maiores de 12 e quatorze anos, as emissoras são obrigadas a exibir em relação do horário de Brasília, como no caso da Rede Globo entre 2009 a 2010.
  • Em Portugal, quando se está no período de horário de verão, o sol põe-se entre as 18h45min e as 21h05min, em contra-partida, o nascente dá-se entre as 6h10min e as 7h55min. Notar que o horário de verão está em vigência durante a primavera e verão, mas também durante o primeiro mês de outono. Assim, os últimos dias de outubro, anteriores à mudança de horário, são o período do ano em que o sol nasce mais tarde na hora oficial, e não durante o mês de dezembro, que corresponde aos dias mais curtos.[6]
  • A mudança de horário impacta os sistemas críticos de informática em uso nas empresas. Alguns destes sistemas precisam ser desligados e religados para que a atualização de horário não provoque problemas internos nos programas e nem efeitos indesejáveis. O mesmo acontece para a volta ao horário normal.[carece de fontes?]

Notas e referências

Ligações externas

  1. Notícias sobre horário de verão

    SRZD


  2. O horário de verão, que permite economia de energia elétrica, começa no próximo domingo, dia 17. A expectativa é de que o horário deste ano proporcione uma ...
    Band - 174 artigos relacionados



















  3. Horário de verão - Wikipédia, a enciclopédia livre

    Horário de Verão é a alteração do horário de uma região, designado apenas durante uma porção do ano, adiantando-se em geral uma hora no fuso horário oficial ...
    pt.wikipedia.org/wiki/Horário_de_verão - Em cache - Similares
  4. Horário de verão começa neste domingo

    14 out. 2010 ... O horário de verão deste ano começa em 17 de outubro e vai até o dia 20 de fevereiro de 2011. Durante este período de 127 dias, ...
    noticias.r7.com/.../horario-de-verao-comeca-este-domingo-20101014.html
  5. Horário de Verão

    Quem inventou? Quando começa o 2010/2011? Serve mesmo para economizar energia? Há danos à saúde? Estabelecidos no Brasil em 1931, suas origens remontam à ...
    www.zenite.nu/20/0320.php - Em cache - Similares
  6. Horário de verão começa à meia-noite de sábado - Brasil - iG

    14 out. 2010 ... Moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar relógios em uma hora.
    ultimosegundo.ig.com.br/.../horario...verao.../n1237799228029.html
  7. Folha.com - Cotidiano - Horário de verão começa domingo no Sul ...

    14 out. 2010 ... O horário de verão vai começar à 0h do próximo domingo (17) em todos os Estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Os moradores dessas regiões ...
    www1.folha.uol.com.br/.../814135-horario-de-verao-comeca-domingo-no-sul-sudeste-e-centro-oeste-do-brasil.shtml
  8. G1 > Brasil - NOTÍCIAS - Fique atento ao início do horário de verão

    16 out. 2009 ... O horário de verão este ano começa à 0h de domingo, 18 de outubro, e vai até a 0h de 21 de fevereiro de 2010. Os relógios terão de ser ...
    g1.globo.com/.../0,,MUL1342473-5598,00-FIQUE+ATENTO+AO+INICIO+DO+HORARIO+DE+VERAO.html - Em cache - Similares
  9. G1 - Horário de verão deve gerar economia de 5% em horários de ...

    Relógios devem ser adiantados em uma hora à 0h do dia 17 de outubro. Urnas ...
    g1.globo.com/.../horario-de-verao-deve-gerar-economia-de-5-em-horarios-de-pico.html
  10. Correio Braziliense - Brasil - Horário de verão garante economia ...

    14 out. 2010 ... O horário de verão vai gerar uma redução média de 0,5% no consumo total de energia do país, a partir de domingo (17), até 20 de fevereiro de ...
    www.correiobraziliense.com.br/.../HORARIO+DE+VERAO+GARANTE+ECONOMIA+DE+0+5+DE+ENERGIA+NO+PAIS.shtml
  11. Horário de Verão 2010/2011 - CANOINHAS

    24 set. 2009 ... A 40ª edição do Horário de Verão (2010-2011) terá início à zero hora do dia 17 de outubro de 2010 (17/10/2010) e terminará à zero hora do ...
    www.canoinhas.net/.../15745-horario-de-verao.html - Em cache - Similares
  12. Horário de Verão - Brasil Escola

    O que é horário de verão, origem do horário de verão, o horário de verão nos outros países, função do horário de verão, a importância do horário de verão, ...
    www.brasilescola.com › GeografiaCuriosidades - Em cache - Similares
  13. Postagens de blogs sobre horário de verão

    Dicas: fugindo dos bugs do horário de verão | Garota Sem Fio, a ... - Garota Sem Fio, a tecnologia móvel no dia-a ... - 5 dias atrás
    Horário de Verão: Conheça as Alterações na Rede Globo « OCANALTV ... - OCANALTV! Audiência da TV - Audiência, Ibope ... - 6 horas atrás

Veja Mais




DONATION BITCOINS. THANKS
1M3yWP5jGxD25aNV5fH1pDSd3TH4Y7WPoU