IMC
Digite o seu peso e a sua altura no formulário abaixo para calcular o seu IMC.
RESULTADOS LOTERIAS CAIXA
LOTOFÁCIL MEGA SENA QUINA DUPLA SENA
jovex

Como será o teste de português de Tiririca - Tudo sobre o deputado mais votado do Brasil em 2010

SIGA @1NDICANET NO INSTAGRAM

Continuar lendo

Fonte: R7
Letícia Casado e Luísa Ferreira, do R7


O R7 saiu às ruas para fazer o teste de português que Tiririca, deputado federal eleito por São Paulo, pode ser obrigado a realizar para a Justiça Eleitoral. Os entrevistados acreditam que o parlamentar pode ter alguns problemas na hora de escrever o texto – composto por um ditado e uma sessão de leitura, segundo a PRE (Procuradoria Regional Eleitoral). O teste deve ser aplicado para verificar se Tiririca é analfabeto, situação que o impediria, por lei, de ser empossado no cargo para o qual foi eleito.
O material a ser lido em voz alta será decidido pelo juiz Aloísio Sérgio Rezende Silveira. De acordo com a PRE, na maioria dos casos eleitorais sobre analfabetismo que acontecem em São Paulo, o texto escolhido é um trecho da Constituição.

A linguagem é um pouco sofisticada e confundiu muitos paulistanos. A reportagem leu para os entrevistados a introdução do capítulo quatro, sobre os direitos políticos. A palavra “sufrágio” foi a que mais confundiu o público, que também teve dificuldades em escrever “plebiscito”.
A assessoria da procuradoria explicou que o avaliado não precisa escrever o texto com a gramática ou grafia corretas. O mais importante é que "ele [o candidato] redija, leia e entenda o conteúdo" do que transcreveu.
Maria Muniz trabalha como cuidadora (profissional que presta assistência a pessoas incapacitadas) e fez o teste proposto pelo R7. Ela achou o material de difícil compreensão. Com seus 59 anos, critica a posição na Justiça em avaliar Tiririca depois da eleição, e diz que  “infelizmente” não votou no palhaço porque seu domicílio eleitoral não é São Paulo. Se pudesse, garante que teria apoiado o artista.
- Se as pessoas não quisessem ter votado, não teriam votado nele. Colocam ele na chapa [partido] e agora não pode se eleger? É um absurdo.

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
Capítulo IV - Dos direitos políticos / Artigo 14
A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:
I - plebiscito;
II - referendo;
III - iniciativa popular.

§ 4º - São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos.

Marcela Cardoso, desempregada e com 27 anos, teve dificuldades para compreender o texto da Constituição. Ela não foi a única: todos os entrevistados pediram para a reportagem repetir a leitura do ditado que pode ser aplicado a Tiririca. Muitos admitiram não saber o significado de algumas palavras, mesmo depois de concluído o ditado.

A estudante Melina Moura, de 18 anos, acha difícil que Tiririca seja analfabeto. Segundo ela, o palhaço deve escrever “o mínimo necessário”. O encanador Vicente Gomes da Silva, de 51 anos, tem a mesma opinião. Ele se propôs a fazer o ditado, mas desistiu ao ouvir a primeira frase e achar difícil. Para ele, Tiririca não teria problemas para escrever ou compreender o material; segundo o encanador, a imagem que ele passou de "burro" é um personagem.
Entenda o caso
O artigo 14, parágrafo 4º, da Constituição brasileira determina que são inelegíveis os candidatos analfabetos. Às vésperas do primeiro turno, Tiririca, que responde pelo nome de Francisco Everardo Oliveira Silva, deu entrevistas afirmando nunca ter estudado. O promotor Maurício Ribeiro Lopes entrou com uma ação na Justiça exigindo que o futuro parlamentar prove ser alfabetizado.
Para poder concorrer às eleições, o artista apresentou um papel de próprio punho que, depois de analisado pela perícia, foi apontado como fraude. Para Lopes, a procuradoria deve focar nessa questão. Ele acredita que o humorista esteja passando por um "treinamento intensivo" para se sair bem no teste.
Ele também levantou a questão sobre como deve ser a comprovação da alfabetização dos candidatos.
- Em que momento ele tem que dar a prova de que é alfabetizado? É no momento da posse ou do registro da candidatura?  Eu não tenho dúvidas de que tem que ser na hora do registro.
Tiririca obteve a maior votação para um deputado federal em 2010, e a segunda maior da história: mais de 1,3 milhão de pessoas depositaram nas urnas a sua confiança no palhaço.

O que pensam as pessoas sobre a polêmica do Tiririca
Daniel Guillen Daniel Guillen, estudante de geologia, 24 anos
- O povo ignora o que faz um deputado. Muita gente pensa que, como o Tiririca nunca foi eleito, vai chegar “virgem”, sem histórico de corrupção.
Marcela Cardoso Marcela Cardoso, desempregada, 27 anos
- Acho que ele é como a mulher-pera. Mas ele conseguiu [eleger-se], e ela não, mesmo sendo bonita.
Paulo Ricardo da Silva Paulo Ricardo da Silva, estudante de engenharia civil, 25 anos
- O jeito que ele apareceu na televisão, dizendo que não sabia nada sobre política, deve ter levantado a suspeita [sobre analfabetismo].
Melina Moura Melina Moura, estudante do ensino médio, 18 anos
- Ele é um artista, tem contrato com emissora; já deve ter assinado contrato e dado muitos autógrafos. [Neste teste] Escrever ele vai, mas não vai escrever bem. O teste “pega” quem não lê muito: [a pessoa] pode escrever sufrágio com J, por exemplo.
Thiago Almeida Thiago Almeida, desenhista, 27 anos
- Talvez existam pessoas no Senado que não sabem muito mais que ele, mas que não chamaram tanto a atenção.
Fotos: Daia Oliver
 
  • Notícias sobre teste de português do Tiririca



  • R7 faz o teste de português do Tiririca‎ - 7 horas atrás
    O R7 saiu às ruas para fazer o teste de português que Tiririca, deputado federal eleito por São Paulo, pode ser obrigado a realizar para a Justiça Eleitoral ...
    Rondo Notícias





  • R7 faz o teste de português do Tiririca

    13 out. 2010 ... O R7 saiu às ruas para fazer o teste de português que Tiririca, deputado federal eleito por São Paulo, pode ser obrigado a realizar para a ...
    noticias.r7.com/.../r7-faz-o-teste-do-tiririca-20101013.html - Em cache



  • Teste de Português do Tiririca

    18 out. 2010 ... Teste de Português do Tiririca no Noticias Online além de shows, curiosidades, atualidades, filmes, musica, video e televisão.
    noticiasonline2010.blogspot.com/.../teste-de-portugues-do-tiririca.html



  • Jornal Folha VIP de Cajazeiras: R7 faz o teste de português do ...

    NOTÍCIAS: 18/10/2010 - O R7 saiu às ruas para fazer o teste de português que ...
    folhavipdecajazeiras.blogspot.com/.../r7-faz-o-teste-de-portugues-do-tiririca.html



  • R7 faz o teste de português do Tiririca - O Distrital - Um site a ...

    17 out. 2010 ... O R7 saiu às ruas para fazer o teste de português que Tiririca, deputado federal eleito por São Paulo, pode ser obrigado a realizar perante ...
    www.odistrital.com.br/materia/r7-faz-o-teste-de-portugues-do-tiririca



  • =:Correio da Fronteira:= - R7 faz o teste de português do Tiririca

    18 out. 2010 ... R7 saiu às ruas para fazer o teste de português que Tiririca, deputado federal eleito por São Paulo, pode ser obrigado a realizar para a ...
    www.correiodafronteira.com.br/modules.php?name=News...



  • Promotor quer fazer teste de leitura e escrita com Tiririca - UOL ...

    25 set. 2010 ... Promotor quer fazer teste de leitura e escrita com Tiririca. DE SÃO PAULO. O promotor Maurício Antonio Ribeiro Lopes, da 1ª Zona Eleitoral ...
    m.folha.uol.com.br/.../804787-promotor-quer-fazer-teste-de-leitura-e-escrita-com-tiririca.html - Em cache



  • Tiririca poderá ter que fazer prova de leitura e escrita ...

    Português 2008 · Português 2009 ... Tiririca é notificado pela Justiça Eleitoral e precisa apresentar defesa contra denúncia do Ministério Público ...
    terratv.terra.com.br/.../Tiririca-podera-ter-que-fazer-prova-de-leitura-e-escrita.htm - Em cache



  • Folha. Podcasts - Teste de Tiririca se resumia a ler três linhas ...

    alexfurtadoo 2 weeks ago; Teste de Portugues de Tiririca é mais idiota que os eleitores dele ! http://twurl.nl/1vvhsr ...
    njuice.com/Folha-Podcasts-Teste-de-Tiririca-se-resumia-ler-trs-linhas-da - Em cache



  • G1 - Tiririca pode ter que passar por prova de leitura e ditado ...

    5 out. 2010 ... Procuradoria ouve testemunhas e reúne documentos sobre deputado eleito. Além do processo eleitoral, ele é alvo de ação por suspeita de ...
    g1.globo.com/.../tiririca-pode-ter-que-passar-por-prova-de-leitura-e-ditado-diz-procuradoria.html - Em cache



  • Pilula Do Dia Seguinte Interfere No Teste De Gravidez De Farmácia ...

    7 set. 2009 ... @fabio21rj RT @marcelotas: Se Tiririca não passar no teste quem entra no lugar ... Mais cansada que o professor de português do Tiririca. ...
    www.perguntas-e-respostas.chinelada.com/.../pilula-do-dia-seguinte-interfere-no-teste-de-gravidez-de-farmacia/ - Em cache



  • Veja Mais




    DONATION BITCOINS. THANKS
    1M3yWP5jGxD25aNV5fH1pDSd3TH4Y7WPoU