IMC
Digite o seu peso e a sua altura no formulário abaixo para calcular o seu IMC.
RESULTADOS LOTERIAS CAIXA
LOTOFÁCIL MEGA SENA QUINA DUPLA SENA
jovex

Ronaldo 118 quilos de fenômeno - Medida Certa

SIGA @1NDICANET NO INSTAGRAM

Continuar lendo

Extraído do Fantástico / Globo


Com 118 quilos e 107 de cintura, Ronaldo começa o Medida Certa

O objetivo de Ronaldo é chegar aos 94 de circunferência.

  Com 118 quilos e 107 de cintura, Ronaldo começa o Medida Certa 


Chegou o grande momento da noite. Ronaldo vai passar pelo exame dos médicos é o primeiro episódio de medida certa - o Fenômeno. 

O próprio Ronaldo admitiu, no início do programa, que se sente gordo, cansado, indisposto. O ídolo do penta se incomoda com o corpo que hoje vê no espelho. O que os exames mostram? Qual é o peso de Ronaldo? E qual o preço que a saúde do Fenômeno está pagando pela vida sedentária dos últimos meses? 

“Problema grave, que eu não gosto de tomar café da manhã. Sempre treinava de manhã em jejum e. sabendo que era errado. Vou tentar corrigir isso. Às vezes eu não consigo comer pão inteiro, de manhã não desce”, conta Ronaldo. 

Falta grave, Ronaldo! Mas, como você está começando agora, Marcio Atalla perdoa! Atalla é o preparador físico responsável pelo programa de exercícios e reeducação alimentar que o Fenômeno vai seguir. 

“O Medida Certa, ele parte da atividade física, isso pra você é muito fácil. Colocando o corpo em movimento, você precisa só fazer pequenas melhorias na alimentação. São quatro regrinhas: beber água, comer fibra, diminuir gordura, menos sal e menos açúcar. O resto, você não vai passar fome, nem privação. E vamos malhar”, diz Marcio Atalla, professor de educação física especializado em nutrição.  

Primeira parada, uma avaliação física completa para saber como está o corpo do Fenômeno. 

“A gente vai fazer uma avaliação no equipamento que vai dar pra gente como ta sua composição corporal, quando você tem de músculo, quando você tem de gordura e uma estimativa também de qual é o seu gasto calórico diário.Pra isso eu preciso que você fique de sunga”, diz a nutricionista Luciana Lancha. 

“Pô, privacidade? No Fantástico?”, brinca Ronaldo. 

“Você vai por a touca, vai ficar tão bonitinho”, diz nutricionista. 

“To parecendo o Zé Gotinha”, brinca Ronaldo. 

Apesar do barrigão, Ronaldo ainda tem estrutura de atleta. 

Atalla: Deu mais, mais assim, deu 25,5, mas eu esperava muito mais alto. Então pro nível de sedentarismo que você falou que está, ter 25,5 não é ruim. 
Luciana: Não. 
Atalla: Não é ruim de fato. 
Luciana: É um sinal de que você tem bastante massa magra ainda. Bastante massa muscular. 
Atalla: Isso vai ajudar nesse processo de emagrecimento. 
Luciana: Quanto mais massa muscular, maior o seu gasto calórico. Então o pouco de exercício que você comece a fazer, sem dúvida que vai ter um resultado muito rápido. 
Atalla: Bora agora pro teste que você mais gosta de fazer. 

Direto para o consultório do cardiologista para um teste de resistência. Aqui, além da pressão arterial, o objetivo é medir o esforço físico que o corpo de Ronaldo suporta. Isso vai definir que tipo de treino o Atalla vai passar pra ele. 

Luiz Costa, cardiologista - Você fez a última vez, esse teste de esforço, há quanto tempo atrás? Ronaldo: Dois anos... 
Luiz: Agora aqui, a diastólica, a pressão mínima, deu 90. É um bom valor. A máxima deu 160. Eu diria que está assim, uma pressão bastante adequada pra começar o teste. 
Então, já pra bicicleta! A máscara vai medir a respiração dele durante a atividade. 

Luiz: Quando tiver fácil, dedo pra cima, começou a cansar você inclina, aqui ta moderado, ficando difícil, e pra baixo, a gente para o esforço, respeitando o seu cansaço. 

Os eletrodos controlam a frequência cardíaca, que aumenta conforme a intensidade do exercício. 

Luiz: Não deixa cair a velocidade agora, Vamos lá, pelo menos em 70. Vamos, vamos, vamos. Excelente, vamos lá. São dez minutos bem puxados, e o Atalla ali, de olho. 

Ronaldo: Falei pra ele todo ano a gente faz isso em pré temporada, Mas eu não contei que em vários anos eu faltava essa época. Esse exame é o pior do mundo. 

E aí, doutor? Qual o resultado? 

“A sua máxima freqüência cardíaca pra você ter uma ideia, foi de 157 batimentos, ta na expectativa, pela sua faixa etária, é de 185. Então você atingiu 85% da freqüência esperada”, explica Luiz. 

Traduzindo: o coração de Ronaldo faz menos esforço para bombear sangue para o corpo. É o que se espera de um ex-atleta. 

Luiz: Ele tem algumas alterações, o colesterol total, 283 miligramas por decilitro. 283 é uma medida que a gente considera elevada, ta? O ideal é que você tenha isso até 200. 

Quando o nível de colesterol no sangue fica muito alto, como é o caso do Ronaldo, isso pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares. 

Luiz: Eu diria pra você o seguinte, como você ta há dois anos sedentário, e você está agora buscando uma série de orientações, eu diria que você tem uma oportunidade, que é a oportunidade de dar o exercício essa mudança. 

Ronaldo: Com exercício físico. 
Atalla: Bom, vamos lá, rapidamente: a glicemia dele é boa. 
Luiz: perfeita. 

Glicemia é a taxa de açúcar no sangue. O normal é marcar abaixo de 110. Se ela for muito alta, acima de 200, pode ser sintoma de diabetes. 

Atalla: E eu queria que você falasse da tireóide, Você tem uma disfunção, mas ela ainda não entrou em falência, porque você ainda não ta no nível abaixo do normal. 

A tireoide é uma glândula localizada no pescoço, responsável pela fabricação de vários hormônios. Ronaldo sofre de hipotiroidismo, ou seja, uma diminuição da atividade hormonal, o que contribui para o aumento de peso. 

Ronaldo: Então o recomendável é controlar o hormônio através de medicamento. 
Luis: É, com medicamento, a correção da tiroide já seria bastante interessante, te ajudaria também na resposta ao exercício e também na questão do seu peso. 
Ronaldo: Maravilha. 

Atalla: Eu vou medir sua circunferência, que é um dos fatores de risco. 
Atalla: 107. Bom, quando você tem a circunferência acima de 102, é que o risco cardíaco, ele é bem elevado. 
Ronaldo: Acima? 
Atalla: 102. Tá com 107. Então a gente vai baixar aí de 94, ta bom? 

Chega de suspense. O Brasil quer saber: qual o peso do fenômeno? 118 quilos! 

Falta ainda uma última parada: a sala do nutricionista! 

Antonio Lancha Junior, nutricionista - Bom, Ronaldo, a gente está aqui com as suas duas avaliações, o teu teste de esforço e o teu teste de composição corporal 

“A gordura que você tem, ela ta acumulada nessa cavidade abdominal. E essa gordura dessa cavidade, que é essa que a gente vê aqui nessa imagem, é a gordura que pode provocar aumento do colesterol, aumento da pressão arterial e pode induzir diabetes, essa gordura, ela é depositada nessa região por dois nutrientes, basicamente, pelo consumo de gordura na alimentação, que a gente consome carne, frango, peixe, queijo, além das frituras e tudo mais, e também pelo consumo de álcool. Então a gente vai diminuir a ingestão de gordura na sua alimentação e a ingestão de álcool”, explica Antonio Lancha Junior, nutricionista. 

Nutricionista - O que que você acha disso? 
Ronaldo: Tranquilo. 

Calma, com o Atalla, nada é tão tranquilo assim. 

Atalla: Bom, vamos aumentar duas coisinhas nisso. Comer fracionado, combinado, pra você não ficar passando fome? E a segunda coisa, não sei se é o caso dele, ele vai falar aqui pra gente, como que será o consumo de fibra dele. Não ficar em jejum. 

Nutricionista: Porque você sempre foi um atleta que tinha um gasto calórico muito grande, Quando você diminuiu esse seu gasto, a sua memória alimentar, ela se manteve. Então, a gente vai trabalhar com duas vertentes, é aumentar o gasto, com uma atividade física mais enquadrada com a sua capacidade física que a gente viu aqui, e mudar o seu padrão alimentar, mudando o padrão, a gente diminui a entrada de gordura, e aumentando o gasto, a gente aumenta o teu gasto de gordura. 

É, Ronaldo, muito trabalho pela frente! 

Atalla: De tudo que você ouviu hoje, o que é difícil, o que não é difícil, como que a gente vai seguir? 
Ronaldo: Não, a parte física, com certeza vai ser difícil. 
Atalla: O que que eu preciso de você? Frequencia. O que que é freqüência? Tem que ser cinco vezes na semana, e isso que vai ser o difícil, acostumar o seu corpo, que todo dia a gente vai pingar um pouquinho de atividade física ali. 
Ronaldo: Tá ok. 
Ronaldo: Tá ok, tranquilo. 
Atalla: Estou com você, se você falar que está dentro, estamos dentro. 
Ronaldo: Tô dentro. 

Semana que vem, Ronaldo dá a largada para chegar na Medida Certa! 
Calma, Fenômeno, você tá apenas começando. 

QUER COMEÇAR JUNTO COM O RONALDO? BAIXE O APLICATIVO DO MEDIDA CERTA!

Veja Mais




DONATION BITCOINS. THANKS
1M3yWP5jGxD25aNV5fH1pDSd3TH4Y7WPoU