Mais 1ndic@ções

Aro 26, Aro 29 ou 27,5 – Qual o melhor tamanho de roda?

Aro 26, Aro 29 ou 27,5 – Qual o melhor tamanho de roda?

pneu maxxis crossmark 650b
O Esporte do Mountain Bike vive um grande momento de transformação, por mais que as bicicletas tenham evoluido em relação aos materiais de construção e na leveza e eficiência de algumas peças, faz tempo que não havia uma revolução conceitual.
A maior mudança dos últimos tempos foi as marcas de bicicletas passarem a oferecer bicicletas em outros tamanhos. Primeiro surgiram as aro 29 (ou 29er) e agora mais recentemente surgiram as bicicletas de rodas 27,5” ou 650b (que significa exatamente a mesma coisa).
Para isso criamos um novo episódio da Escola de MTB, falando exatamente do tema. Assista ao nosso vídeo e tire suas dúvidas a respeito do tema. Quem for estar naBrasil Cycle Fair na semana que vem poderá assistir a uma de minhas palestras sobre as MTBs. Fique de olho aqui no Espírito Outdoor ou em nosso perfil do Twitter, onde eu divulgarei mais informações da minha palestra.

Tamanho de Rodas:

O Mountain bike vive hoje um grande momento de transformação. Por muito tempo as bicicletas de Mountain Bike eram apenas disponíveis com rodas no tamanho de 26 polegadas.
Isso se explica pois na época da criação das mountain bikes esse era o formato de aro mais comum e na época só existiam pneus largos nesse tamanho.
Hoje a indústria evolui e temos uma infinidade de aros, pneus, suspensões e quadros que comportam diferentes tipos de roda.
Então porque não experimentar?

Aro 29

As Bicicletas Aro 29 vivem uma verdadeira febre no momento. Se as primeiras aro 29 tinham alguns problemas, as bicicletas 29, hoje são bem diferentes: ágeis, leves e rápidas.
Com rodas maiores fica mais fácil de passarmos sobre obstáculos. Rodas maiores oferecem também uma maior área de contato com o solo o que ajuda nas curvas, na frenagem e na tração em terrenos difíceis.
Na descida, as rodonas também levam vantagem sobre as rodas 26 pois descem mais rápido e mantém mais facilmente a velocidade conquista.
Hoje temos rodas de aro 29 quase tão leves quanto as aro 26 o que aproxima muito o desempenho das duas bicicletas.
Uma das desvantagens das primeiras aro 29 era que as 29 não eram tão rápidas nas curvas e um pouco desajeitadas em single tracks muito fechados. Os fabricantes hoje conseguiram mudar a geometria da bike deixando-a bem mais rápida.

Desvantagens das 29

As 29 são um pouquinho mais pesadas do que as 26, nas subidas, é importante atacar a subida com mais velocidade pois as rodonas são melhores de manter a velocidade. Em subidas mais íngremes isso pode ser uma desvantagem se o atleta deixar a velocidade cair muito e tiver que reacelerar.
Outra desvantagem das aro 29, é para alguns ciclista menores que não se sentem confortáveis nas aro 29. Esse foi o caso do Nino Schurter que não se sentia confortável na 29 e pediu que a Scott desenvolvesse um aro intermediário, dái surgiu todo o buzz das 27,5.

E as 650b (ou 27,5”)?

pneu maxxis crossmark 650b
As rodas 27,5 (650b) já são realidade no mercado de bicicletas.
As 27,5 prometem entrar no mercado com tudo no mercado esse ano. E os fabricantes que apostam nessa medida, afirmam que a 27,5 ou 650B é a resposta para os problemas das MTB. Segundo o que afirmam as 27,5 teriam as vantagens de dirigibilidade de uma aro 26 com algumas das vantagens das aro 29.
Marcas de rodas suspensões e pneus apostam no novo formato. A Maxxis trará para o brasil os Crossmark aro 27,5. 
Atualizado em Outubro de 2014: Atualmente estou andando com as rodas 650b (ou 27,5″) e estou muito satisfeito. Acho até que essa pode ser a melhor opção para as Mountain Bikes. Recentemente escrevi um artigo apenas sobre As Vantagens e Desvantagens das Bicicletas 27,5 / 650B.

Relação de Marchas Ideal

Independente do tamanho de rodas que você escolher é importante considerar a sua relação de marchas.
Estamos vivendo uma pequena revolução também na relação das bicicletas, e isso pode te deixar confuso. Pra quem optar pelas aro 26 ou 27,5, indico uma relação 2×10, pois essa parece ser a melhor opção para a maioria das pessoas.
Já para aqueles que optarem pelas aro 29, é preciso ponderar um pouco. Apesar de muitos competidores de elite escolherem andar com uma relação 1×10, acredito que a maior parte do público deve escolher a relação 2×10 ou até mesmo 3×10 no caso dos iniciantes.
Assista o 3º Episódio da Escola de Mountain Bike e entenda um pouco mais do assunto.
Bons Treinos!
#Compartilhar

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo Indicador

INDIC@ DESDE 2008 - INDICANDO OS MELHORES CONTEÚDOS
Jovex Webdesigner
Hoje é

Marcadores

Traduzido Por: Mais Template - Designed Seo Blogger Templates