Mais 1ndic@ções

Medidas e tamanhos de bicicletas

Medidas e tamanhos de bicicletas





Medidas básicas que devem ser observadas na escolha da bicicleta: 

Seat Tube = Tubo de selim do quadro da bicicleta. É o que define o tamanho da bicicleta. 

Nas Mountain Bikes essa medida é apresentada em polegadas: 17", 18", 19" etc 
Nas Speed, Híbridas e Estradeiras a medida é em centímetros: 50, 52, 54 cm etc 
Veja na tabela abaixo o tamanho de bicicleta adequado para sua altura. 

Top Tube Horizontal = Tubo superior do quadro da bicicleta. Define o comprimento da bicicleta. 
Essa medida também é usada para definir o tamanho da bicicleta para o ciclista, e deve ser tomada em linha reta, paralela ao chão. Vai desde o centro do tubo frontal até o centro do canote de selim da bicicleta. 

Alguns fabricantes de bicicletas apresentam seus modelos com ligeira diferença no comprimento do top tube horizontal. Para ciclistas com o tronco mais longo, recomenda-se os modelos com top tube horizontal mais longo e para ciclistas com o tronco mais curto, um top tube mais curto. Por isso é fundamental que se experimente modelos e marcas diferentes antes da compra pois bicicletas com mesmo tamanho nominal podem apresentar diferenças em suas geometrias. Na dúvida, consulte um profissional e faça um bike fit antes da compra pois para cada tipo físico e dependendo do uso que se pretende fazer da bicicleta existem medidas e ajustes diferentes. 


Top Tube mais curto: ideal para plano, uso urbano e iniciantes; serve para manter o ciclista numa posição de condução mais em pé, o que facilita olhar o trânsito. O ciclista fica mais exposto ao vento, o que torna a bicicleta mais lenta. Ciclista em posição mais em pé tem maior dificuldade em realizar subidas. O pescoço é menos exigido. A lombar passa a ser o amortecedor do ciclista. 


Top Tube mais longo: ideal para esportistas e profissionais: visa retirar o máximo do funcionamento muscular do corpo do ciclista. Facilita arrancadas, subidas e mudanças bruscas de direção, permitindo uma condução agressiva. Como o corpo do ciclista fica mais deitado, há menos arrasto aerodinâmico, facilitando a manutenção de altas velocidades. 

Antes da compra recomendamos também a leitura do Capítulo 16 "A Bicicleta" 


Na hora da compra é fundamental a escolha da bicicleta que corresponda ao tamanho do ciclista

Tabela básica - altura do ciclista x tamanho da bicicleta

 



tipos básicos
Urbana 
Normalmente fabricadas com rodas aro 700, que são mais confortáveis que as de aro 26. A geometria é voltada para o conforto e estabilidade, normalmente mantendo uma posição do ciclista mais em pé, o que diminui a facilidade de manter alta velocidade e vencer subidas. Podem ter paralamas, bagageiro, farol, lanterna...
Urbana feminina 
Bicicleta urbana com desenho de quadro específico para as mulheres.
Alguns modelos são também são montados com rodas 26 polegadas.
Normalmente são equipadas com farol, lanterna, bagageiro e buzina
Urbana simples 
Uma tendência atual
Bicicleta simples, sem marchas (single speed), quadro de aço e rodas 700
Leves e rápidas para uso na cidade
Existem também as versões femininas.
Dobráveis 
Bicicleta para uso na cidade. Confortáveis e ágeis no uso urbano. São leves e práticas e quando dobradas são fáceis de carregar. Geralmente são vendidas com a bolsa de transporte.
Mountain Bike com suspensão dianteira 
Fabricadas para uso na terra, podem ser pedaladas em qualquer terreno e em qualquer condição. Normalmente são montadas com rodagem 26 polegadas, mas atualmente existem modelos com rodagem 29". Existem também as mountain bikes com rodagem 24" para os adolescentes. O mercado oferece desde os modelos mais simples, nível amador, até modelos muito sofisticados, para o nível profissional.
Mountain Bike com suspensão dianteira e traseira 
Existem vários modelos de Mountain Bikes full system. Fabricadas para o uso em terra, vão desde as desenvolvidas para maratonas (mais leves) às de utilização extrema (mais pesadas). Atualmente existem as versões 26" e as 29". Quanto ao mercado, segue o mesmo critério da descrição acima.
Speed, bicicleta de corrida, bicicleta de estrada 
Aro 700. Bicicletas específicas para uso em asfalto, de preferência em estrada. As rodas são leves, com pneus finos e com pressão muito alta. Tem pouca aderência ao solo, o que requer técnica e prática. Aceleram rápido, mantêm com certa facilidade velocidades altas. Não recomendável para ciclistas iniciantes, uso urbano ou piso escorregadio.
Existem as versões especialmente desenvolvidas para as mulheres
BMX 
Tipo de bicicleta especialmente desenhada para a prática do esporte (BMX).
É o melhor início que uma criança pode ter no ciclismo. É exatamente como o kart para o automobilismo.
Bicicleta infantil 
Aro 20", 10" (foto) ou menor. A questão da qualidade aqui passa por fazer uma criança feliz. Quando comprar pense na criança, não na sua carteira. Compre qualidade, evite besteiras, enfeites, cestinhas, muitas marchas, suspensão, etc... O que interessa é que a criança tenha facilidade na condução da bicicleta. Um ótimo teste é a criança ser capaz de acionar com facilidade os freios e se eles freiam de fato. Na foto, modelo especial sem pedivelas e pedais. Ideal para o início da criança com a bicicleta.



#Compartilhar

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo Indicador

INDIC@ DESDE 2008 - INDICANDO OS MELHORES CONTEÚDOS
Jovex Webdesigner
Hoje é

Marcadores

Traduzido Por: Mais Template - Designed Seo Blogger Templates