IMC
Digite o seu peso e a sua altura no formulário abaixo para calcular o seu IMC.
RESULTADOS LOTERIAS CAIXA
LOTOFÁCIL MEGA SENA QUINA DUPLA SENA
jovex

CLASSIFICAÇÃO DOS COQUETÉIS



MODALIDADES
(classificação por tipo de preparo)

Batidos
Preparados na coqueteleira ou no liquidificador, utilizam ingredientes com densidades diferentes e que não se misturam facilmente, tais como destilados, sucos de frutas, licores, cremes, açúcar, etc.

Mexidos
Preparados no Mixing-Glass, utilizam bebidas com densidades semelhantes, geralmente à base de destilados e quase sempre sem levar açúcar, sucos, xaropes, ovo ou creme de leite em sua composição.

Montados
Preparados diretamente no copo em que será servido. Utilizam bebidas de igual densidade e que se misturam facilmente.
CATEGORIAS
(classificação por volume e tipo de bebida)

Short Drinks
Preparados com duas ou mais bebidas, cujo volume é em média 50 ml. São servidos geralmente em um copo old-fashioned ou em taças de coquetel.

Long Drinks
Preparados com destilados, licores, bitters, etc, são servidos em copos de long drink, chamados Highballs. São normalmente completados com sucos de frutas, água gaseificada, refrigerantes, e bastante gelo. Refrescantes, geralmente não são servidos durante as refeições.

Hot Drinks
São bebidas feitas com chocolate, café ou água quentes normalmente servidas no inverno, em canecas especiais.

Frozen Drinks
São preparados no liquidificador, com bebidas destiladas, licores, gelo, sorvete, bolachas ou leite condensado. O ideal é que fique com uma textura cremosa e lisa, sem pedaços de gelo no meio.
FINALIDADES
(classificação de acordo com a finalidade do coquetel)

Estimulantes do apetite
Tem por finalidade estimular o apetite, com sabor amargo ou ácido. Geralmente são servidos antes das refeições. Preparados com destilados, Bitters, Vermouths, Licores, pequenas quantidades de açúcar e, eventualmente, completado com sucos de frutas ácidas ou bebidas secas.

Digestivos
Tem por finalidade auxiliar o metabolismo dos alimentos durante o processo de digestão, devido ao seu grau alcoólico. Geralmente são servidos após as refeições e ao café. Preparados com Licores, alguns destilados e outras bebidas alcoólicas, cremes, sucos e bastante açúcar.

Nutritivos
Tem por finalidade completar os valores calóricos do organismo, pois levam em suas composições ingredientes ricos em calorias. Preparado com Vinhos, aperitivos, ovos, cremes e frutas.

Refrescantes
Geralmente são servidos fora do horário das refeições, sendo preparados com destilados, Licores, Bitters, sucos, água gaseificada, refrigerantes e muito gelo, com copo Long Drink.

Estimulantes físicos
São coquetéis quentes indicados para climas frios. Compostos por bebidas destiladas, água ou café quente e condimentos especiais.
GRUPOS CLÁSSICOS

Cobblers
Preparados à base de Vinho, Brandy ou Whisky, frutas, açúcar, suco de limão, gelo e Licor de Curaçau. São servidos em copos Long Tumbey.

Coollers
Preparados à base de Sidra, Ginger-Ale ou outro refrigerante, açúcar, gelo e suco de limão. São servidos em copos Long Tumbey e decorados com pedaços de frutas.

Crustados
Preparados à base de um destilado, suco de limão, Curaçau, açúcar e gelo. São servidos em taças de coquetel, com a borda crustada

Cups
Preparados à base de Vinho Branco de mesa ou Espumante, xarope de framboesa, Licor, Curaçau, frutas picadas, gelo, suco de laranja ou soda. Semelhantes ao Ponche, são preparados em grandes quantidades, em uma poncheira, e servidos em taças de Champagne.

Daisys
Preparados à base de Brandy, Gim, Rum, Whisky e outras Aguardentes, Ginger-Ale, Xarope de Orgeat, limão, soda e gelo. São servidos em copos Long Tumbler.

Egg-Nogs
Preparados à base de ovo ou gema, açúcar, Vinho do Porto, Xerez, Brandy, Rum ou Whisky, leite frio ou quente e noz-moscada em pó. São servidos em copos Long Tumbler. Nutritivos, podem ser apresentados quentes ou frios.

Fixes
Preparados à base de Anis, Brandy, Gim, Rum ou Whisky, açúcar, suco de limão e gelo picado. São servidos em copos Médio Tumbler e ornamentados com fatias de limão e frutas.

Fizzes
Preparados à base de Gim, Brandy ou Whisky, clara de ovo, suco de limão e gelo picado.

Flips
Preparados à base de gema de ovo, Vinho do Porto, Xerez, Brandy ou Whisky, açúcar e polvilhado com noz-moscada. São apresentados quentes, em copos médios.

Grogs
Preparados à base de Brandy, Rum ou Whisky, água e fatia de limão. São servidos flamejando, em copos especiais.

Juleps
Preparados à base de Brandy, Gim, Rum, Whisky ou Vinho Espumante, folhas de hortelã, açúcar e água.

Pousses
Preparados à base de xarope, Licor e outras bebidas, são montados em camadas, de acordo com suas densidades. Dividem-se em Pousse-Café e Pousse L’Amour.

Punches
Preparados à base de Vinho, Champagne, Rum, Brandy e outras bebidas, frutas da época picadas, suco de limão, suco de laranja, etc. Podem ser servidos quentes ou frios.

Sangarees
Preparados à base de Cerveja, Vinho ou outras bebidas, açúcar, gelo, água, etc.

Shrubs
Preparados à base de extrato de frutas cozidas ou xarope de frutas, Brandy, Rum, whisky, Cherry, etc. Geralmente são servidos quentes – são uma variedade de Grogs.

Slings
Preparados à base de Brandy, Gim, Rum, Whisky, noz-moscada em pó, suco de limão, açúcar, água quente, etc. Podem ser servidos quentes ou frios – são também uma variedade de Grogs.

Smashes
Preparados à base de destilados e folhas de menta fresta, idênticos ao Julep.

Sours
Preparados à base de destilados, suco de limão, açúcar e gelo.

Straights
Preparados à base de Aguardente, gelo e aromatizado com Angustura ou outros aromatizantes.
Leia Mais
jovex

Medidas Utilizadas em Bares

TipoOunces (oz)Mililitros (ml)
 1 Dash1/32 oz0.8 ml
 1 Splash (colher de chá)1/8 oz3.5 ml
 1 Colher de sopa1/3 oz10 ml
 1 Pony1 oz30 ml
 1 Jigger1 1/2 oz45 ml
 1 Nip (miniatura)2 oz60 ml
 1 Split6 oz180 ml
 1 Xícara de chá8 oz240 ml
 1 Spot (metade da Garrafa)16 oz480 ml
 1 Fifth (1/5 Galão)25.5 oz765 ml
 1 Quart (1/4 Galão)32 oz960 ml
 1/2 Galão64 oz1.920 ml
 1 Galão128 oz3.840 ml

TABELA DE CONVERSÃO

Em todas as receitas de nosso site usamos como padrão a medida oz, mas caso você não a conheça ou prefira outra qualquer, oferecemos esta tabela para a conversão dos valores.
Ounces (oz)Mililitros (ml)Centilitros (cl)Partes
 1/4 oz7.5 ml0.75 cl1/2 parte
 1/3 oz10 ml1 cl2/3 parte
 1/2 oz15 ml1.5 cl1 parte
 3/4 oz22.5 ml2.25 cl1 1/2 parte
 1 oz30 ml3 cl2 partes
 1 1/4 oz37.5 ml3.75 cl2 1/2 partes
 1 1/2 oz45 ml (dose)4.5 cl3 partes
Leia Mais
jovex

UTENSÍLIOS DO BAR - TIPOS E UTILIDADES

UTENSÍLIOS DO BAR

Balde de gelo: existem dois tipos:
Bar: de uso exclusivo do bartender, geralmente é transparente, de formato retangular e perfurado na parte inferior. Seu formato permite o encaixe adequado na cuba e seus furos proporcionam o escoamento da água que se forma conforme o gelo derrete.
Mesa: geralmente de formato redondo, é utilizado em bares e restaurantes acompa-nhando garrafas quando servidas aos clientes.
Clique na foto para fechar

Bar Caddy:
 é um organizador utilizado no bar onde são depositados canudos, guardanapos, mexedores, entre outros acessórios que complementarão o coquetel.
Clique na foto para fechar

Biqueiras:
 geralmente feitas de plástico ou metal são encaixadas no gargalo da garrafa para facilitar o controle da bebida que está sendo despejada no recipiente onde será prepado o coquetel. As de plástico são feitas em diversas cores para auxiliar o bartender quando escolher em que garrafa colocar a biqueira, podendo assim associar a bebida com a cor da biqueira.
Clique na foto para fechar

Coador:
 coador convencional de cozinha, utilizado para coar sucos, se necessário.
Clique na foto para fechar

Colher de bar / Bailarina:
 utilizada principalmente para mexer coquetéis no mixing-glass, para separar bebidas dos coquetéis em camadas e também é usada como medida de bar. Exemplo: 1 colher de bar de açúcar.
Clique na foto para fechar

Condiment Container:
 é um grande estojo de plástico separado em pequenos compartimentos onde são armazenadas frutas e outras especiarias préviamente cortadas ou preparadas que serão utilizadas no coquetel.
Clique na foto para fechar

Coqueteleira:
 feita de inox, ela é essencial em qualquer bar. É usada para fazer coquetéis que usam ingredientes de difícil mistura, como açúcar, leite, etc.
Clique na foto para fechar

Coqueteleira elétrica:
 tem a mesma finalidade da coqueteleira convencional, porém possui uma base elétrica que agita os ingredientes.
Clique na foto para fechar

Cuba:
 a cuba é um recipiente geralmente feito em acrílico para armazenar o gelo que será utilizado nos coquetéis. Uma dica importante é lembrar-se sempre de bater o saco de gelo, para que os cubos possam se soltar antes de despejá-los na cuba, facilitando o trabalho durante a elaboaração dos coquetéis.
Clique na foto para fechar

Dosador Americano:
 este dosador tem as medidas em onças (oz) e tem dois lados, em geral um complementando o outro (ex: um lado 1 1/4 oz e o outro 3/4 oz).
Clique na foto para fechar

Dosador / medidor de bar:
 os mais comuns são os de 50 mililitros (ml).
Clique na foto para fechar

Espremedor manual:
 utilizado para espremer frutas como limões, laranjas, etc.
Clique na foto para fechar

Espremedor elétrico:
 tem a mesma finalidade do espremedor manual, porém é mais rápido e prático.
Clique na foto para fechar

Faca:
 utilizada para cortar e descascar frutas ou abrir embalagens. É imprescindível que esteja sempre muito bem afiada.
Clique na foto para fechar

Juice Container:
 é utilizado para armazenar sucos que serão utilizados nos coquetéis. Feito de plástico, possui diferentes cores para facilitar o trabalho do bartender no preparo dos coquetéis, associando o suco com a cor do juice container.
Clique na foto para fechar

Liquidificador:
 utilizado principalmente para o preparo de frozen drinks. Também é usado para o preparo de mixes. Exemplo: Sweet and Sour, Half and Half, etc.
Clique na foto para fechar

Mexedores:
 acompanham alguns coquetéis. É especialmente feito para a pessoa que vai beber o coquetel misturá-lo, se assim desejar.
Clique na foto para fechar

Mini ralador:
 utilizado para ralar pequenas especiarias que serão utilizadas no coquetel, assim como noz moscada etc.
Clique na foto para fechar

Mini tin:
 instrumento em aço inox que se encaixa na coqueteleira para agitar o líquido do recipiente. Tem o mesmo formato que a coqueteleira, porém em proporções menores pra vedá-la.
Clique na foto para fechar

Mixing glass / Copo de bar / Copo misturador:
 recipiente onde são misturadas e geladas bebidas para depois serem transferidas para os copos. É fundamental que sejam lisos e transparentes para uma melhor visualização do que se estiver preparando.
Clique na foto para fechar

Pá de Gelo:
 utilizado para retirar o gelo do local onde está armazenado, este mesmo gelo que será utilizado no preparo do coquetel.
Clique na foto para fechar

Pegador de gelo:
 utilizado para pegar gelo em pequenas quantidades e em alguns casos para pegar guarnições.
Clique na foto para fechar

Saca-rolha: objeto utlizado para abrir garrafas que são fechadas com rolha.
Clique na foto para fechar

Service Mat:
 pequeno tapete emborrachado com cavidades em toda sua superfície. Devido ao fato de os coquetéis serem preparados sobre este tapete, estas cavidades armazenam um possível desperdício de bebida, proporcionando ao bartender um controle melhor de seu estoque, além de ser um utensílio higiênico para o preparo dos coquetéis.
Clique na foto para fechar

Shaker Mat:
 menor que o service mat, é utilizado para deixar a coqueteleira e a mini tin enquanto não estão sendo usadas. Mede aproximadamente 11,5x23 cm.
Clique na foto para fechar

Socador:
 feito de acrílico, é utilizado para macerar (esmagar) frutas e outros ingredientes.
Clique na foto para fechar

Speed opener:
 é um abridor de garrafas não convencional, pois seu design é moderno e inovado, tornando-o mais eficaz. Também é utilizado para abrir garrafas fazendo malabarismo (Flair e Working Flair).
Clique na foto para fechar

Speed Rail:
 utilizado para armazenar as garrafas no bar de forma prática e organizada, facilitando a elaboração dos coquetéis.
Clique na foto para fechar

Strainer:
 usado para coar bebidas para o copo sem o gelo, encaixando-o no mixing-glass ou em coqueteleiras.
Clique na foto para fechar

Tábua:
 feitas de acrílico, são utilizadas para cortar frutas e guarnições.
Clique na foto para fechar
Leia Mais
jovex

Tipos de Copos para Cerveja

Tipos de Copos para Cerveja

Agora que você já sabe a importância de cada cerveja ser servida em seu devido copo, vamos aos tipos mais comuns de copos de cerveja.

Copo para cerveja PilsnerPILSNER

Nós, brasileiros, o chamamos popularmente de "tulipa". Ideal para as cervejas dos tipos Pilsen. Possibilita a formação de um bom creme e direciona o aroma do lúpulo para o nariz. Mas não confunda com o copo de Lager, que também são muito usados para chope aqui no Brasil: o Pilsner tem a boca mais larga, enquanto o de Lager tem a boca levemente fechada.

Copo para cerveja Lager (chope)LAGER (chope)

Facilmente encontrados no Brasil, são os tradicionais copos de chope, o qual erroneamente chamamos de tulipa. A diferenca é que a tulipa tem a boca mais aberta, um pé mais fino, longo e elevado.

Copo de cerveja tipo CalderetaCALDERETA

Comumente visto servindo chope em algumas choperias, o caldereta é versátil e pode ser utilizado para English e American Ales e também para algumas lagers escuras e IPAs. Por comportar um volume um pouco acima de 300ml, é uma alternativa mais adequada do que outros copos genéricos, portanto uma boa opção para se ter em casa quando não se pode ter os diversos estilos recomendados. Também leva o nome de Shaker.

Copo de cerveja tipo PintPINT

Também chamado de Becker, é aquele que você entorna nos pubs ingleses e irlandeses. Ideal para as cervejas do tipo Bitter e Stouts. Foi idealizado por ter um desenho simples, barato e que comporta grandes quantidades de cerveja. Os que apresentam o anel mais saliente no topo, como o da foto ao lado, são do tipo English Imperial Pint, também chamado de Nonick, os demais são do tipo Irish Imperial Pint, imortalizado pela Guinness, com uma boca mais larga que a base.
Para os mais curiosos, o anel dos Nonick Pints foram encorporados por volta de 1960 para facilitar o empilhamento de copos, evitando que eles ficassem presos e quebrassem.

Copo tipo Weizer para cervejas de trigoWEIZEN

Como o próprio nome já diz, é ideal para cervejas do tipo Weiss, as de trigo. Permite que se admire o corpo e a cor da cerveja, bem como a expansão do creme. E como são altos, possibilitam que todo o conteúdo de garrafas de 500ml sejam colocados no copo, incluindo o fundo com as leveduras, e ainda sobre espaço para a espuma, como manda a tradição do estilo.

Copo de cerveja tipo TulipaTULIPA

Ideal para cervejas que possuem bastante creme, como a Duvel e outras Strong Ales belgas. O desenho é baixo e elegante, permitindo também observar a evolução da espuma. Não confundir com o que chamamos aqui no Brasil de Tulipa, que na verdade é um copo Pilsner. A Tulipa parece mais com uma taça de conhaque, porém com a boca do copo virada para fora.

Copo de cerveja tipo Cálice para cervejas TrapistasCÁLICE

Na Bélgica é chamado de Goblet, e lembra a flor do mesmo nome. Ideais para as grandes trapistas belgas. São muito bonitos, às vezes ostentando dourado na borda. São desenhados para manter íntegro o creme, bem como proporcionar maior percepção do aroma. Também podem ser usados com os estilos Dubbel, Tripel e Quadrupel. Váriações de formato são encontradas com os nomes de Bolleke (copos da Leffe e Westmalle) e Trapist (copo da LaTrappe), mas todos compartilham características como bocas largas e um pezinho alongado.

Copo de cerveja tipo Flauta para cervejas Lambic e outrasFLAUTA

Em forma de flauta, são mais usados para beber espumantes e champagnes, mas são ideais para cervejas do tipo Faro, Lambic, Gueuze ou as champegnoises, como a belga Deus e a brasileira Lust. O fato de serem esguios possibilita que o creme demore mais para se dissipar, mantendo as qualidades da cerveja no copo.

Copo de cerveja tipo CanecaCANECA

Muito usada para servir chope ou cervejas vendidas na pressão. Podem ter vários tamanhos e formatos, mas normalmente são robustos, de vidro grosso, e algumas têm até apoio para o polegar na alça, para ajudar com o peso do copo+cerveja. Também podem ser de cerâmica e metal, mas para degustações, prefira as de vidro mesmo, maior garantia de não influenciar no sabor da cerveja.

Copo de cerveja tipo Mass, que é uma caneca muito usada na AlemanhaMASS

É o típico canecão alemão de 1 litro, ideal para grandes e festeiros bebedores, daqueles que adoram brindar a cada minuto. Devem seu sucesso à quantidade de cerveja que podem conter. Também chamado de Seidel.

Copo de cerveja tipo YardYARD

Parece um tubo de laboratório, sem pé, o que demanda um suporte de madeira caso quem estiver usando-o não queira ficar segurando-o o tempo todo. Ficou famoso por ser usado e recomendado pela Pauwel Kwak

Copo de cerveja tipo TaçaTAÇA

Não estão ligadas a nenhum estilo em específico, mas são cada dia mais usados com cerveja, seja pela elegância que confere, seja pela ergonomia que oferecem. Taças de vinho também vêm sendo utilizadas em degustações, principalmente aquelas altas e largas e as do tipo ISO, aquelas menores para degustação.
Também podem entrar nesta categoria os copos do tipo Pokal, ou Footed Glass.

Copo de cerveja tipo Tumbler para cervejas tipo WitbierTUMBLER

Copo utilizado para as cervejas do tipo witbier, com o a Hoegaarden. Como estas cervejas não formam muito creme, o copo não precisa ter a boca fechada. Robustos e pesados, também facilitam a vida dos bares por serem mais difíceis de serem quebrados, por isso não é incomum serem usados para servir coquetéis, refrigerante e chá gelado.

Copo de cerveja tipo CilíndricoCILÍNDRICO

Copos cilíndricos normalmente são usados para cervejas Kölsh e Altbier. Porém, podem ser recomendadas pelos fabricantes em outros estilos, com por exemplo algumas fruit-beers. Permitem uma boa formação de espuma, porém não ajudam muito no desenvolvimento do aroma. Podem aparecer com outros nomes, como StangeStick (vareta) ou Collins.

Copo de cerveja estilo de ConhaqueCONHAQUE

Copos como os usados para conhaque são indicados para Barley Wines, Eisbock e Imperial Stouts, ou seja, cervejas fortes. São ótimos para capturar os aromas, permitindo agitar a cerveja em movimentos rotativos leves, sem muito risco de que a cerveja transborde o limite do copo. Também ajudam na manutenção de espuma, permitindo grandes goles sem que muito dela acabe entrando em contato com o rosto de quem bebe. Também chamados de Snifter.

Leia Mais

Veja Mais




DONATION BITCOINS. THANKS
1M3yWP5jGxD25aNV5fH1pDSd3TH4Y7WPoU