Que Sexta-feira Santa é dia de comer peixe, todo mundo sabe. Mas nem só de bacalhau é feita uma Sexta-feira Santa. Nesse dia, você pode ousar na cozinha, escolher outro tipo de peixe para o almoço e fazer ainda mais sucesso!

Pensando nisso, o portal de nutrição do McDonald?s, Comer & Aprender (www.comereaprender.info), traz algumas sugestões de preparos diferentes para que você garanta a sua família uma refeição deliciosa e, ainda assim, de acordo com a tradição! Confira.
Qual o seu peixe?
* Uma opção rápida e fácil é servir peixe com batatas. Para esta preparação, dê preferência aos filés. Você pode fazê-los no forno, na grelha ou até na frigideira (nesse caso, experimente o linguado).

* Experimente dar um sabor agridoce à refeição com esta receita de badejo com gengibre e lâminas de maçã. Tempere 4 pedaços de filé de badejo com sal e leve-os ao fogo em uma frigideira quente; deixe por 8 a 10 minutos. Adicione 100 ml de água, 4 rodelas de limão e 2 colheres (sopa) de gengibre ralado. Tampe e deixe por 10 minutos (na metade do tempo, vire os pedaços de lado). Sirva o peixe com lâminas grelhadas de maçã.
* As receitas francesas sempre fazem sucesso. Em apenas meia hora você pode preparar filés de pescada à la meunière. Peneire 4 colheres (sopa) de farinha de trigo, 1 colher (chá) de sal e 1 colher (chá) de pimenta-do-reino. Com essa mistura, empane 4 filés de pescada e frite-os. Depois, leve ao fogo (por 3 minutos) 5 colheres (sopa) de manteiga, 3 colheres (sopa) de suco de limão e 2 colheres (sopa) de salsinha picada. Sirva com os filés, acompanhados de salada verde e arroz.

*Aproveite a ocasião para conhecer pratos típicos de outros países. Que tal um ceviche, um clássico da cozinha peruana? Fácil e rápido de fazer, de resultado saboroso e refrescante. Veja nossa receita de ceviche de frutos do mar com avelã: Coloque 30 avelãs médias em uma frigideira e leve ao fogo sem parar de mexer até a pele sair com facilidade.Tire a pele, triture grosseiramente e reserve. Coloque em uma panela ½ litro de água fervente o sal grosso, 2 lulas médias, 2 camarões médios e 2 vieiras médias. Cozinhe por 1 minuto. Retire do fogo, despeje em uma peneira e deixe escorrer.  Pique tudo em pedaços pequenos e junte com 200g de filé de namorado, 4 tomates, ½  pepino, salsinha, suco de limão,  sal e a pimenta-do-reino. Misture e deixe tomar gosto na geladeira por 15 minutos. Sirva em pequenas tigelas ou pequenas colheres de louça.

*O salmão sempre conta com fãs indiscutíveis. Ele vai bem com molhos agridoces, como nesta receita de salmão ao pesto de maracujá e manjericão: coloque no liquidificador 5 dentes de alho, ½ maço de manjericão, 1 xícara (chá) de polpa de maracujá, ½ xícara (chá) de azeite de oliva e sal grosso a gosto. Aperte o botão pulsar por 5 vezes. Arrume 5 postas de salmão em uma assadeira, despeje o molho e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno em temperatura média por 15 minutos.